CINEMATECA - SIMBAD E A PRINCESA (THE 7TH VOYAGE OF SINBAD)

"Simbad e a Princesa" (The 7th Voyage of Sinbad), lançado em 1958, com direção de Nathan H. Juran, foi o primeiro de três filmes centrados no personagem lendário Simbad, os outros foram "A Nova Viagem de Simbad" (The Golden Voyage of Sinbad) de 1973 e "Simbad e o Olho de Tigre" (Sinbad and the Eye of the Tiger) de 1977. A história do filme, foi retirada do livro "As Mil e Uma Noites", uma coletânea de histórias árabes dos séculos IX e X DC.
Rumo a uma jornada em direção a Ilha de Colossus, Simbad (Kerwin Mathews), precisa quebrar o encanto que o diabólico feiticeiro Sokuraj (Torin Thatcher) jogou na princesa Parisa (Kathryn Grant), sua amada. Para salvá-la Simbad terá que enfrentar um exército de monstros, como um ciclope, um grupo de esqueletos, um pássaro de duas cabeças e um dragão.
Este foi o primeiro filme stop-motion filmado a cores, tendo os efeitos especiais criados e supervisionados por Ray Harryhausen, considerado um dos maiores técnicos de efeitos especiais de todos os tempos, popularizando a técnica "Dynarama" (ou Dynamation) que consiste em combinar um modelo animado com atores e cenas em movimento. Harryhausen levou 11 meses para fazer apenas as animações utilizadas no filme.
Para o ciclope, Harryhausen deu um chifre, pernas de bode com pelos, cascos fendidos, baseando-se no deus grego Pan.
O dragão foi criado com 90 cm de comprimento, tal tamanho acabou dificultando muito o processo das animações.
Para criar o híbrido de mulher-cobra, Harryhausen se inspirou em uma dançarina libanesa, tanto na estrutura corporal, quanto nos movimentos de dança, que foram inseridos no processo de animação.
A cena de luta entre Simbad e os Esqueletos foi um dos pontos mais populares do filme, tanto que Harryhausen repetiria a luta no filme "Jasão e os Argonautas" (Jason and the Argonauts). Dessa vez seria Jasão que enfrentaria o grupo de esqueletos.

"Simbad e a Princesa", foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem