DICIONÁRIO RETRÔ - TCHAIKOVSKY

Piotr Ilitch Tchaikovsky foi um músico russo. Compôs sinfonias, concertos, óperas e balés. "O Lagos dos Cisnes", "A Bela Adormecida", "O Quebra Nozes" e a "Quarta Sinfonia" são algumas de suas composições mais famosas. Tchaikovsky é um dos músicos russos mais conhecidos do mundo.
Tchaikovsky nasceu em Votkinsk na Rússia, no dia 7 de maio de 1840. Aos cinco anos já dedilhava piano e aos sete já estava compondo. Após a família se mudar para São Petersburgo, Tchaikovsky  se encantou com o teatro e o concerto. Em 1854, sofre o primeiro de seus grandes tormentos: perde sua mãe, vítima de cólera. Em 1859, já formado em Direito, ingressa no Ministério da Justiça, exercendo a função de escriturário, trabalho que o deixava profundamente frustrado. Além da frustração profissional, Tchaikovsky enfrentava também a frustração pela sua orientação sexual. Após uma licença e uma viagem ao Ocidente, Tchaikovsky  pede demissão e ingressa no conservatório de São Petersburgo. No conservatório, entra em contato com as escolas musicais de Berlim e Viena. Durante o período entre sua demissão e seus estudos no conservatório, Tchaikovsky passou por dificuldades financeiras, chegando até a dar aulas e a fazer cópias de partituras.
Ainda no conservatório, compôs a sinfonia "Sonho de Inverno", a abertura sinfônica "A Tempestade" e danças para a ópera "Voievoda". Após concluir seus estudos é nomeado professor de Harmonia do conservatório de Moscou. Em 1871, conquistaria o público ao compor "Quarteto em Ré Maior", com isso passa a se dedicar mais ao trabalho de criação. Entre 1873 e 1874, escreve a música de cena para a peça "Strovsky" e sua terceira ópera "Oprischnik" que alcança grande êxito. Sua popularidade se consolida com a execução de "Concerto Número 1". Em 1875, apresenta a sua "Terceira Sinfonia" e compõe "O Lago dos Cisnes", a pedido do Teatro de Moscou. Em 1877 chega a se casar com Antonina Ivanovna Milyukova, porém o casamento duraria apenas 15 dias.
Tchaikovsky  chegou a manter ligações com Nadejda von Meck, viúva de Karl-Georg-Otto von Meck, rico proprietário das duas primeiras ferrovias russas. Nadejda era grande admiradora da música de Tchaikovsky e tornou-se sua protetora, fornecendo-lhe dinheiro, que lhe permitia viver sem problemas financeiros. Os dois jamais se encontraram, apenas se comunicavam por cartas. A amizade terminou quando Pakhulski, um violinista e membro do círculo de Nadjeda, criou intrigas a respeito de Tchaikovsky, insinuando que ele era um aproveitador. Nadjeda acabou acreditando nos rumores e rompeu ligações com Tchaikovsky, que ficou bastante abalado, não pela perda do dinheiro, já que na época ele já estava consagrado, mas sim pelo afeto que ele mantinha por ela, mesmo nunca vendo-a pessoalmente. Em 1891, compõe os balés "A Bela Adormecida" e "Quebra Nozes", além da "Quinta Sinfonia". Em 1893, após compor sua última sinfonia chamada "Patética", Tchaikovsky  vai para a Inglaterra receber o título de Doutor. Após a composição e audição de "Patética", Tchaikovsky se contamina pela cólera, vindo a falecer em 6 de novembro de 1893, aos 53 anos.
Nota Importante: alguns sites declaram duas datas de nascimento e duas de morte de Tchaikovsky: Nascimento em 25 de abril / 7 de maio 1840 - Morte em 25 de outubro / 6 de novembro 1893.
A vida de Tchaikovsky, já foi retratada no cinema em algumas ocasiões. Só em 1970 foram duas vezes: primeiro em uma versão russa, realizada pela Mosfilm, chamada "Chaikovskiy", com Innokenty Smoktunovsky, interpretando o músico. Essa versão chegou a receber uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1971, concorrendo no ano seguinte. Segundo em uma versão britânica, com Richard Chamberlain interpretando Tchaikovsky e Glenda Jackson interpretando Antonina. O filme conta com Ken Russell na direção, que no trabalho anterior "Mulheres Apaixonadas" (Women in Love) chegou a inserir uma menção a Tchaikovsky em uma das cenas. 
A princípio Ken Russell queria Alan Bates, com quem havia trabalho em "Mulheres Apaixonadas", como Tchaikovsky, porém mesmo achando o roteiro magnífico, Bates declinou do convite, pois para ele, estaria repetindo o mesmo papel que exerceu em "Mulheres...". Com a recusa de Bates, Ken Russell escalhou Richard Chamberlain, ator que estava em considerável ascensão na época. O filme, baseado em um livro escrito por C.D. Dowen, chamado "Beloved Friend", aborda mais o lado da infelicidade de Tchaikovsky, ao lidar com sua homossexualidade e seu casamento de rápida duração com Antonina, considerada uma ninfomaníaca.

A versão de Ken Russell, sobre a história de Tchaikovsky,  foi lançada pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:



***

2 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem