CINEMATECA - ESQUINA DO PECADO (BACK STREET) - 1961

Estrelada por Susan Hayward e John Gavin, esta é a terceira adaptação do romance de Fannie Hurst, publicado em 1931. As outras duas adaptações de "Esquina do Pecado" (Back Street) foram feitas em 1932, com Irene Dunne e John Boles e em 1941, com Charles Boyer e Margaret Sullavan nos papéis principais. Fannie Hurst também escreveu "Imitation of Life" (Imitação da Vida), adaptado duas vezes para o cinema, sendo a adaptação mais famosa a de 1959, dirigida por Douglas Sirk e estrelada por Lana Turner, Sandra Dee e John Gavin. 
O filme produzido em 1961, é o que tem a carga mais dramática: foram alterados nomes de alguns personagens e mudando a história para o tempo presente em que o filme foi realizado, além de algumas tramas sensacionalistas, reforçando mais ainda a fama de atriz exageradamente dramática que Susan Hayward possuía.
O filme conta a história da ambiciosa Rae Smith (Hayward) e o fuzileiro naval Paul Saxon (Gavin). Os dois se encontram por acaso e se apaixonam, porém Paul está apenas de passagem pela cidade e está voltando para sua casa após a guerra. Passado um tempo, Rae consegue descobrir que Paul está casado e se muda para Nova York, afim de reencontrá-lo e de também entrar no mundo da moda, como estilista. Rae acaba ficando famosa e reencontra Paul, que continua casado. Eles se sentem novamente envolvidos, porém Rae decide fugir e se muda para a Itália. Após uma passagem de anos, ambos se reencontram e finalmente decidem iniciar um romance tempestuoso. Os maiores desafios do casal são a esposa de Paul, Liz (Vera Miles) que é alcoólatra e se recusa a dar o divórcio e o filho mais velho de Paul e Liz, que descobre o romance extraconjugal do pai e decide apoiar a mãe.
O filme recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Figurino em um filme à cores. O figurino foi desenvolvido pelo famoso figurinista francês Jean Louis.
Essa seria a segunda vez em que John Gavin e Vera Miles atuariam juntos em um filme: um ano antes eles estiveram em "Psicose" (Psycho).
Hedda Hoper, a famosa colunista de fofocas de Hollywood, chegou a dizer que John Gavin conseguiu o papel no filme, graças a ela. William Holden e Gregory Peck haviam sido cotados para o papel de Paul.

"Esquina do Pecado" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem