SÉRIES DE OURO - AS AVENTURAS DO CAPITÃO MARVEL (ADVENTURES OF CAPTAIN MARVEL)

Shazam ou Capitão Marvel, foi criado em 1939, pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck. O personagem apareceu pela primeira vez na revista Whiz Comics #2, em fevereiro de 1940. O capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio, que foi escolhido para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de trazer a paz para o Universo.
Sempre que Billy fala o nome "Shazam", ele é atingido por um raio mágico, que o transforma em um super-herói adulto, com poderes sobre-humanos. Para voltar ao normal Billy pronuncia novamente a palavra "Shazam". A palavra "Shazam" é uma combinação da primeira letra do nome de seis personagens mitológicos: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. O Capitão Marvel (Shazam) possui características baseadas nas seis figuras: sabedoria, força física, resistência, poderes mágicos, coragem, velocidade e capacidade de voo.
Com o sucesso alcançado pelo Capitão Marvel, a National Comics iniciou um processo judicial contra a Fawcett Publications, alegando que a Fawcet Comics, editora que publicava as histórias do Capitão Marvel, havia plagiado descaradamente o Super-Homem, o principal personagem da National. O processo perdurou por doze anos, sendo encerrado em 1953, com um acordo proposto pela Fawcett, em abandonar as publicações em quadrinhos, dedicando-se a outros tipos de publicações. Com esse acordo, o Capitão Marvel acabou caindo em total esquecimento e ostracismo, durante as décadas de 50 e 60, retornando apenas na década de 70. 
Aqui no Brasil, ele foi republicado normalmente durante a década de 60. No Reino Unido, teve um substituto chamado Marvelman, que hoje em dia é conhecido como Miracleman.
Em 1973, a National, agora conhecida como DC Comics, adquiriu os direitos do personagem e retomou suas publicações nos Estados Unidos, porém teve que mudar o nome do herói de Capitão Marvel, para Shazam, devido a Marvel Comics ter registrado um personagem com o mesmo nome, durante a década de 60.
A Republic Pictures no início da década de 40, tentou sem sucesso trazer para os cinemas uma adaptação em forma de seriado do Super-Homem. Com o sucesso de Capitão Marvel, o estúdio tentou então entrar em acordo com os criadores do personagem e com a editora. Após as negociações darem certo, começou a produção do seriado, que contou com 12 episódios, dirigidos por John English e William Witney. Esse foi o 21º dos 66 seriados da Republic, além de ser a primeira adaptação cinematográfica de um super-herói dos quadrinhos.
A adaptação contou com Tom Tyler como o Capitão Marvel e Frank Coughlan Jr como Billy Batson. Os efeitos especiais foram produzidos pela Lydecker Brothers. Para as cenas de voo, era usado um boneco de papel machê, impulsionado através de cordas. A parte humana dos efeitos, era produzida por David Shape. que vestido como Capitão Marvel, saltava de um ponto alto com o corpo esticado, dando a sensação de que iria voar. David Shape atuou como dublê de Tom Tyler em algumas cenas.
O ponto de partida da história do seriado, começa em uma expedição científica ao Sião. O mago Shazam concede ao jovem Billy a habilidade de se transformar no Capitão Marvel. Os poderes do Capitão permanecerão ativos, enquanto o ídolo de Escorpião de Ouro estiver ameaçado. Quando o artefato é encontrado por cientistas, eles descobrem que ele é a maior e mais poderosa arma do mundo. Os cientistas decidem então retirar as lentes que energizam o ídolo e dividem entre si, de uma forma que nenhum deles tente tirar proveito dos poderes do ídolo. Porém o maléfico Escorpião, deseja conseguir todas as lentes e com isso ter domínio sobre o ídolo. Cabe então ao Capitão Marvel tentar detê-lo.

"As Aventuras do Capitão Marvel" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem