CINEMATECA - AO COMPASSO DO AMOR (YOU'LL NEVER GET RICH)

"Ao Compasso do Amor" (You'll Never Get Rich), foi o primeiro filme em que Rita Hayworth teve um papel principal, além de ser o primeiro de dois filmes que ela faria com Fred Astaire, o outro seria "Bonita Como Nunca" em 1942. "Ao Compasso do Amor" chegou aos cinemas em 1941 e foi um grande sucesso. Rita Hayworth conseguiu seu primeiro papel principal na Columbia, graças a sua atuação em "Sangue e Areia" realizado no mesmo ano. Até então Rita era designada a papéis pequenos ou então emprestada a outros estúdios, como ocorreu em "Sangue e Areia" realizado pela Fox. Graças a seu desempenho no filme, somado a química exercida com Tyrone Power, Rita Hayworth conseguiu finalmente chamar a atenção e ter seu passe valorizado dentro da Columbia.
Harry Cohn decidiu colocar Rita Hayworth em um musical, gênero que estava em alta na época. A partir desse momento Harry e Rita viveriam uma relação bastante tumultuada, já que Harry era um tirano assumido e tinha uma má fama enorme em Hollywood. Harry aproveitou que Fred Astaire não vivia uma boa fase desde que sua parceria com Ginger Rogers havia sido desfeita e o contratou para ser o par de Rita no musical. Rita e Fred se deram bem. Rita era uma dançarina nata e disciplinada. Fred Astaire chegou a declarar posteriormente que Rita havia sido a mulher com quem mais gostara de dançar e trabalhar, por ser uma atriz e parceira de dança modesta, disciplinada e responsável.
Robert (Fred Astaire) e Sheila (Rita Hayworth) são parceiros de dança. Enquanto Sheila é apaixonada por Robert, este é completamente focado no trabalho. Quando Martin (Robert Benchley) o produtor de ambos que é casado, começa a se interessar por Sheila, uma confusão se inicia já que a esposa de Martin é bastante ciumenta. Martin propõe a Robert que ele finja ter interesse em Sheila. Após um mal entendido, Sheila se sente bastante humilhada. Robert acaba sendo convocado para a Segunda Guerra e pensa que com isso conseguirá escapar da confusão, mas as coisas não serão tão fáceis assim.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria e crítica e Rita alcançou o status de estrela, enquanto Fred Astaire viu sua carreira decolar novamente. Após esse filme, Fred Astaire filmou "Duas Semanas de Prazer" (Holiday Inn) e Rita Hayworth "Minha Namorada Favorita" (My Gal Sal) e "Seis Destinos" (Tales of Manhattan). Após esses filmes, a dupla voltou a se encontrar em "Bonita como Nunca" (You Were Never Lovelier): outro grande sucesso. Ironicamente Harry Cohn que no primeiro filme da dupla não investiu tanto, neste deu um suporte financeiro maior e estava disposto a criar uma parceria de Fred com Rita, semelhante a que Fred construiu com Ginger Rogers. Mas após esse filme, a MGM conseguiu levar Fred para o seu casting e ele ficou por lá bastante tempo e assim esse foi o segundo e último filme da dupla. 

"Ao Compasso do Amor" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem