CINEMATECA - RABO DE FOGUETE (VISIT TO A SMALL PLANET)

Em "Rabo de Foguete" (Visit to a Small Planet), Jerry Lewis interpreta um alienígena trapalhão chamado Kreton. Em suas férias Kreton decide visitar a Terra escondido e acaba conhecendo uma família suburbana. Logo Kreton acaba conquistando o carinho da família e com isso, acaba revelando sua identidade e mostrando seus poderes. Quando Kreton acaba se apaixonando por Ellen (Joan Blackman), ele decide então desistir de seus poderes. Sem seus poderes, Kreton passa a viver uma vida bastante complicada (e atrapalhada) e com isso ele passa a perder o entusiasmo de viver uma vida comum.
Originalmente, Kreton foi um personagem criado por Gore Vidal em um programa de televisão que satirizava a Guerra Fria. Após essa exibição na televisão, Vidal criou uma peça teatral, que foi apresentada por 388 vezes, entre fevereiro de 1957 e janeiro de 1958. Quando o filme começou a ser produzido em 1960, Vidal queria Cyril Ritchard, que interpretou Kreton na Broadway, porém a produção decidiu colocar Jerry Lewis no papel principal, por este ter mais carisma e visibilidade. Vidal ficou extremamente decepcionado e chateado com essa decisão e não fez questão alguma de disfarça-la. O responsável pela escolha de Jerry Lewis, foi o produtor Hal B. Wallis, que antes de Lewis, chegou a cogitar Alec Guinness e Danny Kaye para o papel de Kreton.
O visual de Kreton foi criado por Edith Head, famosa figurinista, que vestiu diversos atores e atrizes, como John Wayne, Grace Kelly, Natalie Wood, Paul Newman, entre outros. Edith Head foi indicada mais de 30 vezes ao Oscar de Melhor Figurino e ganhou 8 vezes, pelos filmes "The Heiress" (Tarde Demais), "Samson and Delilah" (Sansão e Dalila), "All About Eve" (A Malvada), "A Place in the Sun" (Um Lugar ao Sol), "Roman Holiday" (A Princesa e o Plebeu), "Sabrina", "The Facts of Life" (O Jogo Proibido do Amor) e "The Sting" (Golpe de Mestre).
A direção ficou por conta de Norman Taurog, que já havia dirigido antes boa parte dos filmes de Jerry Lewis com Dean Martin. Este filme seria o último trabalho de Lewis e Taurog. Taurog dirigiu também boa parte dos filmes com Elvis Presley. Este seria o último filme de Lewis, sob contrato com a Paramount. Seu próximo filme "O Mensageiro Trapalhão" (The Bellboy), foi produzido por sua própria produtora independente, a Jerry Lewis Pictures e depois de finalizado, foi vendido para a Paramount. Esse seria o método aplicado para todos os seus filmes realizados a partir da década de 60 até que ele fosse contratado por algum outro estúdio. "Rabo de Foguete" e "O Mensageiro Trapalhão" estrearam nos cinemas em 1960 e ambos foram relançados em 1966.

"Rabo de Foguete" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem