CINEMATECA - UM ANJO CAIU DO CÉU (THE BISHOP'S WIFE)

"Um Anjo Caiu do Céu" (The Bishop's Wife) hoje é considerado um dos maiores clássicos natalinos já feitos. O filme conta com Cary Grant e Loretta Young nos papéis principais. Este é o segundo e último filme que os dois fizeram juntos: o primeiro foi "Nascida para Ser Má" (Born to be Bad) em 1934. Ainda no elenco, David Niven e Gladys Cooper. O filme é baseado em uma novela de 1928, com o mesmo título do filme, escrita por Robert Nathan. O roteiro e adaptação foram feitos por Leonardo Bercovici e Robert E. Sherwood. Billy Wilder e Charles Brackett também contribuíram com o roteiro, porém não foram creditados. 
O bispo Henry (David Niven) tem se dedicado integralmente a construir uma nova catedral, que será paga por Agnes (Gladys Cooper), uma viúva de personalidade bastante difícil. Com suas atenções voltadas para a construção da nova catedral, Henry acaba se distanciando de sua família. Então, Dudley (Cary Grant),  um anjo, é enviado para a Terra, tendo como missão ajudar Henry. Dudley cativa a todos, exceto Henry, que acha que Dudley quer roubar sua mulher Julia (Loretta Young). Dudley cativa também Debby (Karolyn Grimes) a filha de Henry e Julia. Com isso Henry acaba pensando que Dudley quer roubar seu lugar.
Inicialmente David Niven interpretaria o anjo, Dana Andrews o bispo e Teresa Wright a esposa do bispo, porém Teresa Wright acabou engravidando e se retirou do projeto. Para o lugar de Teresa, foi cogitada Loretta Young, mas para tê-la no filme, Samuel Goldwyn teve que emprestar Dana Andrews para a RKO, em troca de Loretta Young que mantinha contrato com o estúdio. William A. Seiter que seria o diretor da produção, acabou sendo dispensado com as mudanças e Henry Koster foi seu substituto. Koster foi o responsável em trazer Cary Grant para substituir Dana Andrews inicialmente, porém Cary Grant optou por interpretar o anjo e David Niven ficou com o papel do bispo.
Após essas mudanças, a produção do filme seguiu aparentemente sem nenhum grande problema, porém os problemas surgiram com as primeiras impressões do público quando o filme chegou aos cinemas em 1947. Billy Wilder que até então era um roteirista e Charles Brackett foram convocados para fazerem mudanças no roteiro, porém ambos não foram creditados. O filme voltou aos cinemas e mesmo tendo sido aprovado pela crítica, não era um sucesso de bilheteria. Foi encomendada uma pesquisa, que revelou que o público pensava a princípio que se tratava de um filme religioso, por isso a reprovação nas bilheterias. Goldwyn decidiu então em alguns lugares, acrescentar o nome de Cary Grant ao título do filme ficando "Cary Grant e a Mulher do Bispo". Tal mudança mesmo que hoje pareça absurda e besta, fez com que o filme fosse mais aceito e visto.
O filme chegou a ser indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Música, ganhando uma estatueta na categoria de Melhor Montagem. Em 1948 o filme ganhou uma versão radiofônica de meia hora, com Loretta Young, Cary Grant e David Niven reprisando seus papéis. Outras adaptações radiofônicas foram feitas: em 1949 com Tyrone Power e David Niven, em 1953 com Cary Grant e Phyllis Thaxter e em 1955 novamente com Cary e Thaxter. Em 1996 o filme ganhou uma refilmagem chamada "Um Anjo em Minha Vida" (The Preacher's Wife), sendo protagonizada por Whitney Houston e e Denzel Washington.
"Um Anjo Caiu do Céu" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem