FILMES MUDOS QUE VOCÊ PRECISA VER - PARTE 2

 Dia desses eu trouxe uma lista com 15 filmes mudos imperdíveis (veja aqui a primeira parte). Após algumas sugestões, trouxe mais uma nova lista, com mais 15 clássicos do cinema silencioso. 

Genuine - O Conto de Um Vampiro (Genuine, die Tragödie Eines Seltsamen Hauses)
Obra extremamente rara de Robert Wiene. Do mesmo diretor e ano do excelente "O Gabinete do Dr. Caligari" essa obra acabou sendo ofuscada pelo sucesso do Caligari. Tem uma atmosfera de sonho, como se fosse outro mundo ou algo assim.

Intolerância (Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages)
A intolerância vista e analisada em quatro diferentes estágios da História: na Babilônia, onde uma garota vê-se entre o ódio religioso, levando uma cidade à ruína; na Judeia, onde os hipócritas condenam Jesus Cristo; na Paris de 1572, no Massacre da Noite de São Bartolomeu; e, finalmente, na América, onde reformadores acabam com a vida de um jovem casal.

Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans)
Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor.

O Martírio de Joana d'Arc (La Passion de Jeanne d'Arc)
A jovem camponesa Joana D'Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa pelas suas últimas horas de vida em que é capturada pelos ingleses, levada à prisão, torturada, vai à julgamento por heresia e por fim é executada. Durante todo esse tempo, ela sofre por causa das acusações e também devido ao abandono da Igreja Católica e dos seus compatriotas franceses.

A General (The General)
Johnnie é apaixonado por sua locomotiva, a General, e também pela bela Annabelle Lee. Quando a Guerra Civil tem início, ele não é aceito como combatente porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Porém, Annabelle passa a considerá-lo um covarde por não lutar. É quando a General e Annabelle são raptadas por espiões da União, e Johnnie deve correr atrás de ambas, numa aventura movimentada, excitante e divertida através da ferrovia.

Sétimo Céu (7th Heaven)
A história de Chico, um trabalhador dos esgotos de Paris, e Diane, uma bela mulher que conta com a ajuda dele para se esconder da polícia. Eles se apaixonam e casam, vivendo felizes até que Chico é convocado para a Primeira Guerra Mundial.

Napoleão (Napoléon)
A intensa vida de Napoleão Bonaparte (Albert Dieudonné). Da infância escolar por volta de 1780, quando já era estrategista, passando por Córsega e a Revolução Francesa, até a triunfante invasão da Itália em 1796.

A Turba (The Crowd)
Nascido em quatro de julho de 1900, John Sims (James Murray) perde o pai precocemente e vai tentar a vida em Nova York. Operário de uma fábrica, ele se apaixona por Mary (Eleanor Boardman), com quem se casa sonhando com um belo futuro. No entanto cinco anos passam e ele continua no mesmo péssimo emprego, infeliz no casamento e com um casal de filhos.

O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin)
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

Ben-Hur (Ben-Hur, A Tale of The Christ)
Os amigos de infância Judah Ben-Hur e Messala encontram-se novamente quando adultos. Messala é um oficial romano e Ben-Hur é um israelita conquistado. Um mal-entendido durante um desfile romano faz com que Ben-Hur seja escravizado pelo agora ex-amigo e veja sua família humilhada. Este é apenas o começo da épica jornada de Ben-Hur em busca da vingança.

O Grande Desfile (The Big Parade)
O filho de um rico empresário americano se alista na Primeira Guerra Mundial e é enviado para a França, onde se apaixona e passa a fazer amizade com soldados da classe operária.

O Nascimento de uma Nação (The Birth of a Nation)
Dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as consequências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra da Secessão, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.
O Homem que Ri (The Man Who Laughs)
Herdeiro de um ducado, Gwynplaine é seqüestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado - ele fica com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro. Quando cresce, acaba virando atração de circo como palhaço. Esse é o início da saga do herói de aparência assustadora, mas de uma humanidade comovente. Baseado na obra do escritor francês Victor Hugo.

O Mundo Perdido (The Lost World)
O Professor Challenger(Wallace Beery)lidera um grupo de exploradores britânicos à América do Sul para provar ao mundo civilizado que existe uma terra onde vivem criaturas pré-históricas. O que os exploradores encontram é justamente isso... Um planalto amazônico habitado por todos os tipos de dinossauros.

O Rei dos Reis (The King of Kings)
O filme cobre os 33 anos vividos por Jesus Cristo, desde seu nascimento até a Crucificação, Ressurreição e a Ascensão. Incluindo o relacionamento do Salvador com João, os 40 Dias no Deserto, a Escolha dos Apóstolos, o Sermão na Montanha, a Traição de Judas, a Páscoa e a sua Última Ceia.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem