CINEMATECA - SOFRENDO DA BOLA (THE CADDY)

"Sofrendo da Bola" (The Caddy) é mais uma reunião da dupla Martin e Lewis, com o diretor Norman Taurog. Taurog dirigiu alguns dos filmes da dupla e ainda chegou a dirigir filmes solo de Jerry Lewis. O filme foi produzido em 1953, pela York Pictures Corporation. O roteiro foi adaptado de uma história escrita por Danny Arnold. Seria também nesse filme, que Dean Martin lançaria um de seus maiores sucessos musicais: "That's Amore", que foi inclusive parte da trilha sonora do filme "Feitiço da Lua" (Moonstruck) de 1987. Taurog dirigiu também "Ou Vai Ou Racha" (Hollywood or Burst) último filme que trazia Dean Martin e Jerry Lewis juntos.  Além de Martin e Lewis, Taurog trabalhou com atores e atrizes como Judy Garland, Spencer Tracy, Michey Rooney, Bing Crosby e inclusive dirigiu nove filmes estrelados por Elvis Presley. 
No filme, Jerry Lewis interpreta Harvey, um filho de um grande jogador de golfe, enquanto Dean Martin interpreta Joe, irmão de Lisa (Barbara Bates) que é noiva de Harvey. Harvey sempre acompanhou seu pai desde pequeno nos jogos de golfe, aprendendo tudo sobre a prática do esporte, porém Harvey não seguiu carreira, por ter medo de se exibir em público. Harvey se torna instrutor de golfe após perder o emprego em um restaurante. Seu primeiro cliente é Joe e juntos vão disputar um uma competição, com Harvey sendo o caddy (caddie) (pessoa que acompanha o jogador, levando os materiais e dando instruções) de Joe. Ambos se saem bem e acabam recebendo um convite para participarem de um torneio maior.
O problema é que Joe conhece Kathy Taylor (Donna Reed) e se apaixona pela moça, com isso o torneio acaba ficando em segundo plano, para desespero de Harvey. Precisando do dinheiro, para ajudar sua noiva, Harvey decide então pressionar Joe de todas as formas possíveis, para que ele leve a carreira mais a sério, com isso Harvey acaba criando diversas situações cômicas que acabam chamando a atenção de um empresário, que acaba confundindo a dupla com humoristas.
O filme fez um enorme sucesso nas bilheterias, reforçando a química entre Martin e Lewis. Donna Reed foi uma das que mais se beneficiaram com o sucesso do filme: na mesma época seria lançado "A Um Passo da Eternidade" (From Here To Eternity), filme onde Reed ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu desempenho.

"Sofrendo da Bola" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem