CINEMATECA - CIDADE NEGRA (DARK CITY)

"Cidade Negra" (Dark City), de 1950, traz Charlton Heston em seu primeiro grande papel nos cinemas.  Charlton anteriormente havia feito apenas dois filmes, sendo um deles "Julius Cesar" (1950), onde fazia o papel de Antônio (Não confundir essa versão com a de 1953, estrelada por Marlon Brando, James Mason, Deborah Kerr e Greer Garson e dirigida por Joseph L. Mankiewicz).
Danny (Heston) é dono de uma casa de jogos, que acaba sendo fechada pela polícia. Sem dinheiro, ele se une aos amigos Augie (Jack Webb), Soldier (Harry Morgan) e Barney (Ed Begley) e armam um jogo de pôquer com Arthur (Don DeFore) e acabam ganhando todo o dinheiro dele. Arthur acaba perdendo pro grupo, um cheque de 5 mil dólares que não era dele. Desesperado por não ter como repor o dinheiro, acaba se suicidando. O suicídio de Arthur, desperta a fúria do seu irmão Sidney (Mike Mazurki) que é um psicopata e que planeja matar todos os responsáveis pelo suicídio de seu irmão. 
Como ninguém sabe a aparência de Sidney, todos acabam entrando em desespero, quando os assassinatos começam a acontecer, pois ninguém sabe quem vai ser a próxima vítima. Danny decide então ir para Los Angeles, junto com a sua namorada Fran (Lizabeth Scott), em busca de mais informações sobre o passado de Arthur e sobre Sidney. Lá se apresenta para Victoria (Viveca Lindfors), a viúva de Arthur, como um corretor de seguros. O seu plano é dizer que Sidney é o beneficiário de um seguro e assim conseguir mais informações sobre o assassino, antes que ele se torne a próxima vítima.
Além de Heston, o filme traz Lizabeth Scott, uma das maiores "femme fatales" do cinema noir. Lizabeth  ganhou fama ao estrelar uma grande parte de filmes noir entre as décadas de 40 e 50. Inclusive Scott e Heston fariam mais um filme juntos: "Ambição que Mata" (Bad for Each Other), em 1953.

"Cidade Negra", foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem