CINEMATECA - SE VOCÊ FOSSE SINCERA (LADY BE GOOD)

"Se Você Fosse Sincera" (Lady Be Good), foi produzido em 1941, pela MGM, no auge dos musicais e em uma época onde a MGM colocava o máximo que podia do seu cast em musicais. O título do filme, como duas músicas inseridas nele, foram retiradas de uma peça de 1924, chamada "Oh, Lady Be Good!", porém o enredo do filme, nada lembra a peça. A intenção da MGM era lançar Ann Sothern como estrela musical, porém trouxeram Eleanor Powell para atrair público. O nome de Eleanor vem no topo, assim como o seu faturamento pra fazer o filme, mas mesmo assim os papéis principais são de Sothern e Robert Young.
O filme conta a história do casal Eddie (Young) e Dixie (Sothern). O filme mostra o casal na fase do namoro, quando Eddie busca inspiração para compor uma canção e Dixie acaba o ajudando por acaso. A canção se torna um grande sucesso e Eddie junto com Dixie se tornam compositores de sucesso. Porém o sucesso sobe à cabeça de Eddie, que passa mais tempo em festas, do que compondo. Com isso o casamento entra em crise e eles acabam se divorciando. Então Marilyn (Eleanor Powell), uma amiga do casal, decide intervir e mostrar que ambos ainda se amam.
O filme ganhou um Oscar de Melhor Canção, pela música "The Last Time I Saw Paris", o que causou bastante confusão, já que a música não foi escrita para o filme. A música era um sucesso de Tony Martin, gravada em 1940 e a MGM comprou os direitos da música, para utilizar nesse filme. Nessa época, era comum qualquer música usada em um filme, ser considerada para a categoria de Melhor Canção, mesmo a música não sendo composta para o filme originalmente. Após essa vitória, a Academia mudou as regras e a partir de então apenas as músicas compostas especificadamente para o filme, poderiam ser indicadas para a categoria.
O diretor original era Busby Berkeley, que acabou sendo substituído por Norman Z. McLeod, porém Berkeley ficou encarregado de dirigir os números musicais. Um dos números musicais mais complicados, é um em que Eleanor Powell divide a cena com um cachorro. Vários cachorros foram testados e nenhum foi aprovado. Eleanor Powell acabou comprando um cachorro e o treinou  por semanas e conseguiu enfim fazer o número.

"Se Você Fosse Sincera", foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem