SCARAMOUCHE - UMA DAS PRODUÇÕES CAPA E ESPADA MAIS LUXUOSAS DA MGM

O gênero capa e espada (Swashbuckler), foi um dos gêneros que mais fizeram sucesso em Hollywood e também um dos que conseguiram se manter por décadas. O gênero se iniciou ainda na década de 20, teve seu ápice entre as décadas de 30 e 40 e ainda manteve um certo fôlego na década de 50. Um dos maiores sucessos da década de 50, foi "Scaramouche", um luxuoso filme feito pela MGM.
O filme foi baseado em um romance homônimo escrito em 1921, por Rafael Sabatini, que por sua vez originou um filme em 1923, estrelado por Ramon Novarro, realizado pela própria MGM, que na época se chamava "Metro Pictures". No elenco nomes de peso como Stewart Granger, Eleanor Parker, Janet Leigh e Mel Ferrer. A adaptação foi dirigida por George Sidney. A MGM já havia planejado anteriormente, uma nova adaptação do romance de Sabatini, em 1939, época em que o gênero capa e espada estava em ascensão graças a Errol Flynn em "As Aventuras de Robin Hood" (The Adventures of Robin Hood), filmado um ano antes, porém o projeto fora arquivado.
Inicialmente essa adaptação seria feita em forma de musical, tendo Gene Kelly no papel principal, além de Elizabeth Taylor e Ava Gardner. Mudanças durante a produção, fizeram que os três nomes principais fossem substituídos por Stewart Granger, Eleanor Parker e Janet Leigh. Fernando Lamas  chegou a ser escalado como o vilão, sendo substituído por Mel Ferrer. Chegou-se a cogitar Stewart Granger desempenhando o papel de herói e vilão.
Granger se dedicou totalmente ao filme, chegando a realizar a maior parte de suas acrobacias, além de fazer aulas de esgrima. Uma das principais cenas do filme, um duelo de espadas que dura cerca de sete minutos, levou cerca de oito semanas de treino e preparação. Granger se dedicou tanto ao papel, que chegou a sofrer diversos acidentes. 
O filme se passa na França, no período do reinado de Maria Antonieta (Nina Foch), que se sente incomodada com a difamação de seu reino, através de panfletos. A rainha ordena que a identidade do panfleteiro seja descoberta, logo Philippe de Valmorin (Richard Anderson) é desmascarado e morto pelo Marquês de Maynes (Mel Ferrer). André Moreau (Stewart Granger) que era amigo de Valmorin, nada pôde fazer para salvá-lo, já que o Marquês de Maynes era considerado o melhor espadachim da França.
André então acaba fugindo e se escondendo em uma companhia teatral, sob a máscara de Scaramouche, uma figura da commedia dell'arte. André passa a se dedicar a um plano para vingar o amigo morto e aprende esgrima, afim de desafiar o Marquês para um duelo. Logo, André passa a ter a fama de ser o melhor espadachim da França, despertando a fúria do Marquês, que decide desafiá-lo.
O filme foi um grande sucesso mundial, com um orçamento de 3 milhões de dólares, lucrando o dobro e se tornando bastante popular na França.

"Scaramouche" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem