CINEMATECA - EM ALGUM LUGAR DO PASSADO (SOMEWHERE IN TIME)

"Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere in Time) foi produzido em 1980, sendo dirigido por Jeannot Szwarc, sendo uma adaptação do romance "Bid Time Return" escrito por Richard Matheson em 1975. Após o lançamento do filme, o livro teve seu nome alterado para o mesmo título do filme, no elenco principal temos Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer. 
Richard Collier (Reeve), um dramaturgo que conhece na noite de estreia de sua primeira peça, uma senhora idosa que lhe dá um antigo relógio de bolso e lhe diz: "Volte para mim", deixando-o intrigado. Anos mais tarde Richard não conseguindo terminar sua nova peça, decide viajar sem destino, mas acaba sendo atraído a ficar no Grand Hotel. Ao visitar o salão histórico do hotel, Richard fica encantado por uma antiga fotografia de uma mulher. Após descobrir que a bela mulher chama-se Elise McKenna (Jane Seymour), Richard começa uma obstinada e obcecada busca por informações a respeito dessa misteriosa mulher, tanto que acaba descobrindo que Elise e a misteriosa senhora que lhe deu o relógio são a mesma pessoa. A partir daí Richard procura um método de visitar o passado e conhecer mais essa mulher. A personagem de Elise McKenna foi livremente baseada na vida da atriz de teatro Maude Adams. O personagem de Christopher Plummer o agente William Fawcet que protegia e ao mesmo tempo sufocava Elise, foi baseado no agente de Maude, Charles Frohman, que também possuía uma forte influência sobre Maude.
A adaptação cinematográfica seguiu rumos diferentes do livro: no livro Richard viaja de 1971 a 1896, enquanto no filme a viagem ocorre entre 1980 a 1912. Enquanto no livro o cenário é o Hotel del Coronado, na Califórnia, no filme a história se desenrola em Michigan, no Grand Hotel. No livro Richard começa tendo conhecimento de que possui um tumor no cérebro em estágio terminal, levantando a hipótese de tudo ter sido uma alucinação. A parte da história em que a misteriosa mulher lhe entrega o relógio, não existe no livro.
O filme foi uma ideia de projetar Christopher Reeve que vinha do sucesso do primeiro Superman em 1978 e da sequência que não foi tão bem recebida em 1980, como um herói romântico. O filme acabou sendo um desastre de bilheteria, por muitos não compreenderem a história que era propositalmente complexa, porém a trilha sonora composta por John Barry, fez bastante sucesso.
Mesmo tendo sido um fracasso na época, com o passar dos anos o filme recebeu status de "cult" (filmes que não foram bem recebidos na época de lançamento, mas que em anos posteriores acabaram mostrando-se valiosos culturalmente), tanto que desde 1990 existe uma convenção de fãs que se reúnem no hotel onde foi gravado o filme, para um baile de fantasia com roupas do período em que o filme foi rodado no passado, além de exibições do filme em telões e participações de elenco e produção para debates sobre o filme.
***

Um comentário:

  1. Filme que mexe com praticamente o passado de todos,de alguma forma.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.