AS FOTOGRAFIAS DE MADAME YEVONDE

Talvez você não a conheça, mas Yevonde Cumbers Middleton, conhecida também como Madame Yevonde ou simplesmente Yevonde, foi uma das mulheres pioneiras em fotografia à cores. Nascida em Londres em 5 de janeiro de 1893, Yevonde durante três anos trabalhou ao lado de Lallie Charles, um famoso fotógrafo de retratos. Após esses três anos de aprendizado, Yevonde se sentiu segura o bastante para abrir seu próprio estúdio de fotografia, onde fotografava "mulheres da sociedade"; as esposas e filhas de empresários, políticos, figuras culturais e aristocracia. 

Na década de 20, já era considerada uma das fotógrafas mais respeitadas de Londres. No início da década de 30, foi uma das primeiras fotógrafas a experimentar o recurso de fotografia à cores. Em 1932 fez uma exposição mesclando as fotografias expostas entre monocromáticas e coloridas, sendo aclamada pela crítica especializada. Yevonde era uma notória feminista e suas fotos foram impulsionadas pelo movimento. 

As fotos mais famosas de Yevonde foram feitas em 1935, durante uma festa à fantasia, onde os convidados se vestiam como deuses e deusas romanos ou gregos. Suas fotografias eram produzidas através de um processo de cores chamado "Vivex". Em 1939 o laboratório que produzia esse processo acabou fechando e Yevonde retornou para as fotografias monocromáticas, seguindo ativa até um pouco antes de sua morte em 22 de dezembro de 1975, aos 82 anos.











Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem