CINEMATECA - CONTA COMIGO (STAND BY ME)

Continuando o resgate de clássicos da Sessão da Tarde em nossa Cinemateca, hoje trago mais informações de um dos meus filmes favoritos dos anos 80.
"Conta Comigo" é um filme de 1986, dirigido por Rob Reiner, que assina outros clássicos como "Harry e Sally", "Louca Obsessão" (Misery) (outra adaptação de Stephen King), entre outros sucessos. O título inicial seria "O Corpo" (The Body) porém prevaleceu "Stand By Me" pelo fato da trilha sonora do filme conter uma música com o mesmo nome, tocada nos créditos finais.
O filme conta a história de Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor que recorda-se de um acontecimento ocorrido em 1959, quando tinha 12 anos, vivia em uma pequena cidade em Oregon e possuía três amigos. Um certo dia sai em jornada com eles, em busca de um corpo de um adolescente que estava desaparecido há mais de três dias na mata. A aventura acaba tornando-se uma jornada de auto-descoberta e conhecimento, sobre eles e sobre a vida em geral, os marcando para sempre.
A história do filme é baseada em um conto de Stephen King, chamado "Outono da Inocência: O Corpo) (The Body), lançado no livro "As Quatro Estações" (Different Seasons) em 1982. Esse conto pode-se dizer é um pouco autobiográfico, já que alguns acontecimentos nele citados, ocorreram na vida de Stephen tais como seu irmão mais velho morto em um acidente de carro, além do personagem ser um escritor famoso na fase adulta e o fato de aos 12 anos voltando para casa com um amigo, nas florestas do Maine, deparou-se com um cadáver de um rapaz da região desaparecido dias antes,entre outras metalinguagens pessoais. Foi um dos primeiros trabalhos notáveis de Kiefer Sutherland. No ano seguinte ele despontaria para o estrelato ao interpretar um dos vilões de "Os Garotos Perdidos" (The Lost Boys).
A música "Stand By Me" interpretada por Ben E. King, originalmente gravada em 1962, voltaria aos topos das paradas musicais, graças ao sucesso do filme. Cogitou-se uma regravação feita por Michael Jackson, porém Rob Reiner decidiu manter a original, por causa da época em que o filme se passava.
River Phoenix um dos protagonistas, chegou a fazer teste para o papel de Gordie, porém acabou interpretando Chris. River faleceria precocemente aos 23 anos em 1993 de uma overdose.
Uma das cenas mais marcantes do filme a das sanguessugas, ocorreu de verdade com Stephen. Em uma entrevista ele conta como ocorreu e para o filme foram usados pedaços de gelatina.
O filme custou 8 milhões de dólares e rendeu 52 milhões, ficando em 2º lugar na arrecadação de bilheteria durante um bom tempo.
***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem