DICIONÁRIO RETRÔ - JANE AUSTEN

Jane Austen nasceu em 16 de Dezembro de 1775 em Steventon, Hampshire, Inglaterra. Foi a sétima filha do reverendo George Austen que era um pároco anglicano e de Cassandra Leigh (nome de solteira). É considerada a maior escritora de todos os tempos de acordo com sua trajetória e pela sua literatura atemporal. Entre 1785 e 1786, Jane e sua irmã Cassandra, foram alunas de um internato em Reading, lugar que serviu de inspiração para o internato da Sra. Goddard em "Emma''. Nos anos posteriores a 1787, Jane Austen escreveu sem nenhum tipo de compromisso "Juvenilia" que inclui diversas paródias da literatura da época. Entre 1795 e 1799 começou a redigir as primeiras versões de "Razão e Sensibilidade", "Orgulho e Preconceito" e "A Abadia de Nothanger". Em 1797 seu pai quis publicar "Orgulho e Preconceito", mas o editor recusou.
Nunca foi provado se Jane foi cortejada por alguém, apesar dela ter tido um breve romance juvenil com Thomas Lefroy, parente de uma amiga sua aos 20 anos, porém não puderam se casar por motivos financeiros. Depois desse incidente Jane foi apresentada a um reverendo, mas mostrou-se não estar interessada. No fim nem Jane e nem sua irmã Cassandra se casaram. Em 1803, Jane conseguiu vender seu romance "A Abadia de Northanger" por 10 libras esterlinas. O livro só foi publicado 14 anos depois.
A morte de seu pai em janeiro de 1805, deixa a família em uma situação precária e elas passam a depender dos irmãos e de uma pequena herança que Cassandra havia herdado de um dos seus pretendentes que havia morrido. Em 1809 Jane revisa "Razão e Sensibilidade" que foi aceito por um editor entre 1810 e 1811. A obra foi publicada de forma anônima em outubro sob o pseudônimo de "By a Lady", teve críticas favoráveis e um lucro de 140 libras. "Orgulho e Preconceito" foi vendido em novembro de 1812 e publicado em janeiro do ano seguinte, com Jane já escrevendo "Mansfield Park".
Graças a indiscrição de sua família, Jane teve seu nome difundido e atingiu seu êxito com "Mansfield Park" vendendo todos os exemplares em seis meses. Com esse incentivo, começaria a escrever "Emma" em 1814. Em 1815, Jane começa "Persuasão". Em 1817 começa a escrever "Sanditon" porém abandona a obra devido a seu estado de saúde. Acabou falecendo em 18 de julho de 1817 aos 41 anos.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem