UMA VIDA ROUBADA (A STOLEN LIFE) - BETTE DAVIS EM DOSE DUPLA

"Uma Vida Roubada" (A Stolen Life) é um filme de 1946, estrelado por Bette Davis desempenhando pela primeira vez gêmeas. Ela voltaria a interpretar gêmeas, em 1964 no filme "Alguém Morreu em meu Lugar" (Dead Ringer), além de Bette o filme conta com Glenn Ford, recém saído do sucesso "Gilda", ao lado de Rita Hayworth. Bette dá a vida a duas irmãs gêmeas, com caráteres totalmente opostos: enquanto Kate Bosworth é uma pintora recatada e introspectiva, Patricia é desinibida e vulgar. Kate acaba conhecendo Bill Emerson (Glenn Ford) e eles iniciam um relacionamento, porém um dia ao encontrar com Patricia e confundi-la com Kate, Bill acaba sendo atraído para a teia de sedução que Patricia tece e com isso acaba pondo Kate de lado e se casando com Patricia.
Arrasada pelo abandono do homem que ama e pela traição da irmã invejosa, Kate acaba se dedicando às suas pinturas e acaba conhecendo Karnock (Dane Clark) um homem aparentemente amargo e rude, mas que no fundo é apaixonado por Kate. Ele lhe ajuda a aperfeiçoar o seu trabalho, enquanto ela se esquiva de suas investidas, por ainda amar Bill. A vida de Kate muda, quando um dia Patricia a convida para velejar e uma tempestade derruba o barco em que as duas estão. Com isso Patricia acaba morrendo e Kate acaba sendo confundida com ela e decide então ocupar seu lugar, na esperança de ter o amor do homem que ama. O que ela não contava é que sua irmã possuía muitos segredos, segredos aos quais contribuíram para a crise de seu casamento.
Esse filme é uma refilmagem de um filme inglês de 1939, chamado "Stolen Life", estrelado por Elisabeth Bergner e Michael Redgrave, foi também, base para o mote da novela "Mulheres de Areia", que também conta a história de duas gêmeas que disputam o amor do mesmo homem e que após um acidente, quando uma delas é considerada morta, a outra toma seu lugar, porém em determinado momento a história da novela toma um rumo diferente da do filme. A novela foi escrita por Ivani Ribeiro e foi transmitida pela Tv Tupi em 1973 com Eva Wilma nos papéis das gêmeas Ruth e Raquel. 20 anos depois, em 1993, uma nova versão foi ao ar com Glória Pires vivendo as gêmeas, atingindo um grande êxito e sendo uma das maiores audiências do horário em que foi transmitida, pela Tv Globo.
Curiosamente no mesmo ano, em que o filme foi produzido, Olivia de Havilland, grande amiga de Bette, estrelaria também um filme sobre gêmeas (ótimo por sinal) chamado "Espelhos D'Alma" (The Dark Mirror), porém a composição das gêmeas seria completamente diferente: enquanto Bette não usava nenhum artifício para distinção das personagens, Olivia usava colares, roupas com iniciais das gêmeas, mas mesmo com esses artifícios, a atuação de Olivia é impecável e os dois filmes contaram com artifícios considerados modernos para a época: as atrizes contracenam com elas mesmas em determinados momentos, chegando até a se tocarem, como se fossem duas pessoas distintas. "Uma Vida Roubada" estreou em 6 de julho de 1946, lucrando 3 milhões de dólares, foi o primeiro e único filme produzido por Bette Davis.

"Uma Vida Roubada" foi lançado  pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem