CINEMATECA - SIMBAD E O OLHO DE TIGRE (SINBAD AND THE EYE OF THE TIGER)

"Simbad e o Olho de Tigre" Sinbad and the Eye of the Tiger", marca a terceira e última aventura do marujo Simbad, com efeitos do mestre do Stop Motion Ray Harryhausen. Produzido em 1977, o filme é estrelado por Patrick Wayne (filho de John Wayne) e Jane Seymour, que havia  sido uma das Bond Girls, em um dos filmes do 007, quatro anos antes, além de Taryn Power, filha de Tyrone Power.
Com o sucesso do segundo filme da Trilogia, "A Nova Viagem de Simbad" (The Golden Voyage of Sinbad), os executivos da Columbia, resolveram encomendar um novo filme. O plano inicial era se afastar das criaturas mitológicas, utilizadas nos dois primeiros filmes e investir em animais pré-históricos. Harryhaussen, havia planejado e desenhado diversas criaturas para serem utilizadas no filme. uma das criaturas, seria uma espécie de rinoceronte pré-histórico. Muitos desses esboços não foram utilizados e alguns foram reaproveitados em 1981, no filme "Fúria de Titãs" (Clash of Titans).
Com o orçamento mais caro de toda a trilogia, o filme chegou aos cinemas, no mesmo período em que "Star Wars" reinava absoluto na preferência do público. Comparações surgiram e "Simbad" acabou sendo inferiorizado, tanto nas críticas, quanto na bilheteria.  Houve comparações com os efeitos especiais dos dois filmes anteriores da trilogia, com muitos achando os efeitos dos outros dois filmes, superiores. O próprio Harryhausen chegou a admitir que trabalhou com certa pressa nos efeitos, pois não tinha um prazo longo para aperfeiçoa-los.
Entretanto os efeitos utilizados nas cenas do babuíno e da luta das criaturas, foram bastante elogiados. A equipe de produção, queria um babuíno legítimo para as cenas, porém com o curto prazo, treiná-lo seria inviável, então ele foi criado por Harryhausen, com tal perfeição, que muitos acharam que o babuíno era real. O troglodita seria interpretado por um ator, mas Harryhaussen preferiu criar a criatura, por achar que com um ator interpretando, o resultado final sairia artificial demais.
Simbad (Patrick Wayne), chega a cidade de Charak, no intuito de visitar o futuro califa Kassim (Damien Thomas), para lhe pedir a mão de sua irmã, Farah (Jane Seymour). Ao chegar na cidade, Simbad se depara com os rumores do califa estar doente e a cidade tomada por uma praga, não permitindo a entrada de estranhos. À noite, Simbard é atacado por um falso mercador e por uma feiticeira. Após o ataque, ele encontra Farah, que lhe informa que seu irmão foi vítima de bruxaria.
Farah diz a Simbad que caso seu irmão não seja coroado em até sete luas, ele perderá a coroa para Rafi (Kurt Christian), filho de Zenobia (Margaret Whiting), madrasta de Kassim e poderosa feiticeira. Simbad decide então encontrar um poderoso alquimista, que seria capaz de reverter o feitiço que transformou Kassim em um babuíno, mas com cérebro humano. Acompanhado de Farah e sua tripulação, Simbad segue em busca do alquimista, porém é seguido por Zenobia e seu filho, que estão dispostos a tudo para impedi-lo de reverter o feitiço.






"Simbad e o Olho de Tigre", foi lançado  pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem