CINEMATECA - UM DIA EM NOVA YORK

"Um Dia em NY" (On the Town), foi filmado em 1949 e é baseado em uma peça musical de 1944. É o primeiro dos vários trabalhos da dupla Gene Kelly e Stanley Donen. O trabalho mais famoso do ator e do diretor é o fantástico "Cantando na Chuva" (Singin' in the Rain). No elenco temos Frank Sinatra, Betty Garret, Ann Miller, Vera-Ellen e Jules Munshin.
Os marinheiros Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin) aproveitam a folga para passar um dia em Nova York. Cada um tem o seu plano em como aproveitar a folga, mas seus planos mudam quando Gabey vê no metrô um poster da modelo Ivy Smith (Vera-Ellen).Acreditando que Ivy é a mulher dos seus sonhos, Gabey acaba arrastando seus amigos em uma busca louca e frenética por Nova York, atrás da misteriosa e fascinante mulher.
Gene Kelly lutou pelo direito do filme ser rodado em locações reais, a contragosto da direção da MGM, que após muita pressão acabou cedendo. Algumas gravações foram atrapalhadas por fãs histéricas de Frank Sinatra, muito popular na época do filme. Com medo que o filme estourasse o orçamento, a MGM ordenou que as gravações continuassem nos  estúdios, mas tudo o que tinha que ser gravado nas ruas havia sido finalizado e não comprometeu o resultado final.

A coreografia ficaria sob responsabilidade de Gene Kelly, que começou a ganhar liberdade na MGM, após ser emprestado para a Columbia, sendo par romântico de Rita Hayworth em "Cover Girl". Como a Columbia pouco sabia sobre musicais na época, deu carta branca para Gene criar os números musicais e o filme acabou sendo um grande sucesso. De olho nisso a MGM recusou emprestá-lo para filmar "Meus dois Carinhos" (Pal Joey) novamente com Rita Hayworth, porém lhe deu carta branca para desenvolver os números musicais de todos os seus filmes.
"Um Dia em Nova York" ganhou um Oscar de Melhor Trilha Sonora. Foi lançado em 08 de dezembro de 1949 com orçamento de 2 milhões e com bilheteria de 4 milhões. Este seria também o último filme em que Gene Kelly e Frank Sinatra fariam juntos, os outros dois seriam "Anchors Aweigh" (Marujos do Amor) de 1945 e "Take me Out to the Ball Game" (A Bela Ditadora) de 1949.

"Um Dia em Nova York", foi lançado  pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem