FILMES QUE JÁ FORAM CONSIDERADOS PERDIDOS

Minha amiga Carla Marinho do Cinema Clássico, fez uma série de posts sobre filmes perdidos. (Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4). Esse é um dos assuntos que eu mais gosto. Hoje, trago uma seleção com 8 filmes que foram por algum tempo considerados perdidos, mas que milagrosamente foram recuperados. Durante os anos, diversos filmes (em sua maioria, mudos) foram descartados propositalmente ou destruídos acidentalmente. Existem pessoas e instituições que dedicam seu tempo em buscar esses filmes perdidos. Alguns dos filmes dessa lista foram encontrados graças ao esforço dessas pessoas e instituições.


A Paixão de Joana D'Arc (La Passion de Jeanne d'Arc)
Produzido na França, em 1928, é considerada a obra-prima do diretor dinamarquês Carl T. Dreyer. Chegou a ser banido em diversos países, devido às cenas em que Joana D'Arc é perseguida por soldados ingleses. Foi considerado perdido durante anos, até ser encontrada uma cópia em um sanatório na Noruega, em 1981.

Frankenstein (1910)
Primeira adaptação do livro homônimo de Mary Shelley. Foi produzida nos estúdios Edison, propriedade de Thomas Edison, considerado um dos pais do cinema. Na década de 50, já era considerado perdido, porém uma cópia estava em posse de um colecionador. Na década de 70, foi divulgada a existência dessa cópia. Em 2016 iniciou-se um minucioso processo de restauração, que foi concluído em 2018. Hoje, o filme está disponível no Youtube.

Asas (Wings)
"Asas" foi o primeiro filme a ganhar um Oscar na categoria de Melhor Filme, mas isso não o impediu de ser mal preservado. O negativo original se perdeu. Foi encontrado nos cofres da Paramount uma cópia reserva em péssimas condições de armazenamento. O filme passou por um minucioso processo de restauração e foi lançado em dvd e blu-ray, além de ser exibido em redes de cinema.

Sherlock Holmes (1916)
William Gillette era um famoso ator de teatro e só aceitou fazer esse filme, por já desempenhar Sherlock em peças teatrais. Esse foi seu único filme e esteve por décadas perdido. Em 2014, foi anunciado que uma cópia do filme foi encontrada na Cinémathèque, em Paris. No ano seguinte ganhou uma exibição pública e posteriormente lançado em dvd  blu-ray.

Genuine
Dirigido por Robert Wiene, foi concebido como uma continuação de "O Gabinete do Dr. Caligari", lançado em 1919, também sob direção de Wiene. O filme acabou fracassando e sofreu diversas mutilações. A única versão disponível do filme tem cerca de 40 minutos. Há rumores de que existe uma versão de aproximadamente 88 minutos, mas nunca foi vista por ninguém. 

Esposa e Mártir (Beyond the Rocks)
Dirigido por Sam Wood e estrelado por Rudolph Valentino e Gloria Swanson, foi descoberta em 2003 uma cópia vinda de uma doação de um colecionador de filmes. O filme foi restaurado pelo Nederlands Filmmuseum e pela Haghefilm Conservation e em 2005 teve sua primeira exibição restaurada.

Sedução do Pecado (Sadie Thompson)
Mais um filme com Gloria Swanson que passou anos considerado como perdido. Havia uma cópia do filme, na coleção particular de Mary Pickford. Após a morte de Pickford, o filme passou a ser propriedade de Gloria Swanson. Até então não era de conhecimento geral a existência dessa cópia. Após a morte de Swanson em 1983, a cópia passou a ser conhecida, porém o final dela havia sido deteriorado por má armazenação. Foi contratado um perito pra reconstituir o final do filme a partir de fotos tiradas durante as filmagens das cenas.

It
Um dos filmes mais populares de Clara Bow, que lhe deu a alcunha de "It Girl" (A Garota com "Aquilo"), passou anos considerado perdido. Na década de 60, uma cópia foi encontrada em Praga.

7 comentários:

  1. Adoro esse assunto de filmes perdidos, de vez em quando encontram outros esquecidos em sótãos e porãos.

    ResponderExcluir
  2. Imaginem o tamanho da perda se não fossem encontradas cópias de Asas e A Paixão de Joana D'Arc!

    ResponderExcluir
  3. Sempre na torcida para encontrarem a versav integral de SOBERBA de Orson Welles, mutilado pelo estúdio na época.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz com o resgate desta documentação de total importância para a história do Cinema.

    ResponderExcluir
  5. Genuine já tem sua versão de 88 minutos disponilizada no YouTube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Eduarda.
      Não sabia.
      Já vou correr pra ver.
      Obrigado!!!

      Excluir

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.