DICIONÁRIO RETRÔ - ELVIS PRESLEY

Demorou, mas finalmente o rei do Rock and Roll deu as caras aqui no blog. Seu nome completo era Elvis Aaron Presley, nascido em 8 de janeiro de 1935. Logo em seu nascimento um acontecimento dramático: seu irmão gêmeo Jessie nascera morto, sendo Elvis então o único sobrevivente do complicado parto. Precoce, em 1945 aos 10 anos, participou de um concurso de novos talentos, conquistando o segundo lugar. Ganhou de presente do seu pai um violão, que seria a sua companhia constante tanto na infância, quanto na vida adulta.
Sua família viveu por certo tempo em condições precárias, pois seu pai fora preso por estelionato, entre 1948 e 1954 Elvis trabalhou em diversas atividades, entre elas: lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Nas horas vagas cantava e praticava violão, flertando também com piano.
Entre 1953 e 1954, Elvis finalmente grava algumas canções em caráter experimental, em uma filial da Sun Records. No dia 5 de julho, Elvis ensaiava algumas canções. Durante o ensaio, sua performance musical estimulou Sam Phillips, a quem é atribuída a descoberta de Elvis.
Elvis foi o responsável pelo surgimento do Rockabilly, uma das primeiras denominações do Rock and Roll. Suas canções começam a serem executadas em uma rádio de Memphis, causando um sucesso absoluto. Em ascensão, é convidado a dar sua primeira entrevista como cantor profissional e a gravação de "Blue Moon of Kentuchy" chega ao primeiro lugar na parada country da Billboard de Memphis. Seu primeiro espetáculo ocorre em 17 de julho de 1954 também em Memphis e a partir de outubro do mesmo ano, começa a fazer espetáculos fora do estado. No ano seguinte faria performances em rádio e televisão, começando a fazer sucesso nacionalmente.
Em 1958  iria para o exército, uma jogada de marketing de seu agente para conquistar uma nova faixa de público. Foi posteriormente transferido para a Alemanha, onde permaneceu até 1960. Na década de 60, Elvis arriscaria uma carreira cinematográfica. Entre 1960 e 1965 seus filmes são sucesso absoluto de público, mas sempre recebendo comentários ácidos dos críticos. Após 8 anos de afastamento dos palcos, Elvis retornaria em 1969 em Las Vegas, realizando temporadas anuais regulares, aclamadas pela crítica e o público.
Em 1970, receberia um Grammy Lifetime,  prêmio cujo objetivo era homenagear sua carreira. Seu último show seria em 1977 em Indianápolis. Sua morte ocorrida em 16 de agosto de 1977, em decorrência de um colapso fulminante cardíaco, causou grande comoção nos fãs e no mundo todo. A crítica reconhece até hoje o seu talento, sendo considerado até hoje um dos maiores cantores de todos os tempos.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem