FOTÓGRAFAS - GIOCONDA RIZZO

Talvez vocês não conheçam Gioconda Rizzo. Eu mesmo não conhecia, mas após conhecer fiquei bastante frustrado pela falta de reconhecimento que essa grande mulher deveria ter. Gioconda foi a primeira mulher a abrir um estúdio de fotografia no Brasil, em uma época em que os homens dominavam praticamente todas as profissões possíveis, exceto as não consideradas "masculinas". Foi também a primeira fotógrafa a ter sua obra reconhecida. De família italiana, Gioconda nasceu em São Paulo. Seu pai era fotógrafo, motivo que talvez explique seu amor ao ofício que exerceria quando adulta. 

Com 14 anos fotografava escondida do pai, que quando descobriu, permitiu que a filha fotografasse apenas mulheres e crianças. Seus retratos causaram frisson entre as mulheres da alta sociedade, pois eles eram diferentes de tudo o que havia no mercado. Gioconda possuía um olhar bastante peculiar: além do rosto, priorizava ombros, geralmente fotografando mulheres com eles a mostra. Em 1914, abriu seu próprio estúdio de fotografia em São Paulo, chamado "Photo Femina", sempre ao lado do pai. Em 1916, devido a forte onda conservadora, foi obrigada a fechar seu estúdio, pois descobriu-se que boa parte de suas clientes eram cortesãs.

Mesmo com o estúdio fechado, Gioconda não abandonou o ofício e voltou a trabalhar no estúdio do pai. Posteriormente, voltou a abrir um novo estúdio fotográfico e manteve-se ativa até a década de 60, aprendendo técnicas de fotografia em porcelana. Na década de 80, aos 81 anos, teve seu trabalho revisitado, chegando a ganhar uma exposição. Faleceu aos 106 anos, em 2004.





4 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Parabéns pela lembrança, é de suma importância lembrarmos de quem tanto nos fez sonhar com suas imagens lindas e de grande significado na época, e agora infelizmente esquecido ...

    ResponderExcluir
  2. Um documento muito importante, principalmente para as mulheres. Fotografia e descrição excelentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem