FOTÓGRAFAS - GIOCONDA RIZZO

Gioconda Rizzo foi a primeira mulher a abrir um estúdio de fotografia no Brasil, em uma época em que os homens dominavam praticamente todas as profissões possíveis, exceto aquelas não consideradas "masculinas". Foi também a primeira fotógrafa a ter sua obra reconhecida. De família italiana, Gioconda nasceu em São Paulo. Seu pai era fotógrafo — o que talvez explique seu amor pelo ofício que exerceria na vida adulta.

Aos 14 anos, fotografava escondida do pai, que, ao descobrir, permitiu que a filha fotografasse apenas mulheres e crianças. Seus retratos causaram frisson entre as mulheres da alta sociedade, por serem diferentes de tudo o que havia no mercado. Gioconda possuía um olhar bastante peculiar: além do rosto, priorizava os ombros, geralmente fotografando mulheres com eles à mostra. Em 1914, abriu seu próprio estúdio de fotografia em São Paulo, chamado Photo Femina, sempre com o apoio do pai. Em 1916, devido a uma forte onda conservadora, foi obrigada a fechar o estúdio — descobriu-se que boa parte de suas clientes eram cortesãs.

Mesmo com o estúdio fechado, Gioconda não abandonou o ofício e voltou a trabalhar no estúdio do pai. Posteriormente, abriu um novo estúdio e manteve-se ativa até a década de 1960, chegando a aprender técnicas de fotografia em porcelana. Na década de 1980, aos 81 anos, teve seu trabalho revisitado, ganhando inclusive uma exposição. Faleceu aos 106 anos, em 2004.





4 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Parabéns pela lembrança, é de suma importância lembrarmos de quem tanto nos fez sonhar com suas imagens lindas e de grande significado na época, e agora infelizmente esquecido ...

    ResponderExcluir
  2. Um documento muito importante, principalmente para as mulheres. Fotografia e descrição excelentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem