DICIONÁRIO RETRÔ - AGATHA CHRISTIE

Há um bom tempo, falei sobre Jane Austen aqui no blog. Hoje é o dia de falar um pouco sobre Agatha Christie, mais conhecida como "A Dama do Crime" que ao lado de Jane Austen figura entre as escritoras mais famosas da literatura mundial. Agatha Christie nascida como Agatha Mary Clarissa Miller em 15 de setembro de 1890, foi uma escritora britânica, nascida na Inglaterra e muito famosa pelos seus romances policiais, geralmente protagonizados por Hercule Poirot ou Miss Marple seus mais carismáticos e populares personagens.
Segundo o Guiness Book, Agatha é a romancista mais bem sucedida da história da literatura mundia., Seus livros ficam apenas abaixo de Shakespeare e da Bíblia, na categoria de mais vendidos. Ao todo suas obras venderam quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI, além de serem traduzidas em mais de cem idiomas. Seu livro mais vendido é "Ten Little Niggers" (O Caso dos Dez Negrinhos / E Não Sobrou Nenhum) num total de 100 milhões de cópias. Considerada a obra de romance policial mais vendida em toda a história, além de sempre figurar as listas de livros mais vendidos de todos os tempos, indiferente de gênero.
Ao contrário dos irmãos, Agatha nunca frequentou uma escola pública e foi educada pela mãe, em um ambiente recluso, onde Agatha interessou-se pela música clássica e sonhava ser cantora lírica, chegando mesmo a estudar música em Paris. Em sua infância, também através da mãe, teve seu primeiro contato com a literatura. Começou a escrever em 1916, mas o sucesso veio mesmo em 1926 com a publicação de "The Murder of Roger Ackroyd" (O Assassinato de Roger Ackroyd) que chegou a vender cinco mil cópias, mesmo o livro contrariando as regras dos romances policiais.
Em 1934 foi publicado "Murder on the Orient Express" (Assassinato no Expresso Oriente) outro grande clássico seu. Ao todo é autora de 66 novelas policiais, 163 histórias curtas, duas autobiografias, vários poemas e seis romances fora da temática policial com o pseudônimo de Mary Westmacott. Suas obras ainda despertam interesse e curiosidade, além de conquistarem novos leitores e adaptações, seja para o teatro, cinema ou televisão. Faleceu em 12 de janeiro de 1976 de causas naturais aos 85 anos de idade, deixando um patrimônio avaliado em 20 milhões de dólares.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem