NOTA RÁPIDA - PAUL NEWMAN

Além de ator, Paul Leonard Newman, ou simplesmente Paul Newman, foi dublador e diretor cinematográfico, além de nas horas vagas ser um piloto de corridas e possuir sua própria equipe.
Filho de um bem sucedido comerciante de artigos esportivos, Newman começou a carreira em peças do colégio e em 1946, após ser dispensado da marinha americana, foi estudar no Kenyon College. Após algum tempo entraria para a renomada escola de formação de atores Actors Studio, dirigida por Lee Strasberg. Sua primeira aparição na Broadway ocorreu na peça Picnic em 1953.
Graças ao seu desempenho nessa peça, foi-lhe oferecido um contrato pela Warner, porém a aclamação ocorreu apenas em seu segundo desempenho: "Marcado pela Sarjeta" (Somebody Up There Likes Me), onde deu vida ao boxeador Rocky Graziano, recebendo muitos elogios da crítica especializada. Com os filmes "Gata em Teto de Zinco Quente" (Cat on a Hot Tin Roof) e "O Mercador de Almas" (The Long Hot Summer) cuja atuação lhe valeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, Newman estabeleceu-se como novo astro de Hollywood, tornando-se líder de bilheteria na década de 60. Também produziu e dirigiu filmes de qualidade como "Rachel, Rachel" estrelado por Joanne Woodward sua esposa, que conhecera nas filmagens de "The Long Hot Summer".
Com "Rachel, Rachel", Newman receberia um Globo de Ouro de Melhor Diretor. Indicado dez vezes na categoria de Melhor Ator, venceu em 1986, pelo desempenho no filme "A Cor do Dinheiro" (The Color of Money). Em 1995 ganharia um Urso de Prata pelo desempenho no filme "Nobody's Fool".
Paul Newman faleceu em 26 de setembro de 2008 aos 83 anos de câncer no pulmão.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem