AS PIONEIRAS ESQUECIDAS DO CINEMA

Há um tempo atrás, fiz um post sobre as diretoras do cinema e citei as mais importantes e mais lembradas. Hoje, vou fazer um pequeno resumo e selecionar alguns nomes femininos que foram importantes, mas que hoje infelizmente são esquecidos. Me ajudou na pesquisa o site: https://wfpp.columbia.edu/ dedicado a preservar a memória das mulheres que trabalharam no cinema.

Helena Smith Dayton
Antes de Ray Harryhausen, tivemos Helena Smith Dayton. Além de diretora, ela era pintora e escultora. Foi a pioneira na técnica de stop motion. Usava bonecos de argila para suas animações.

Xie Caizhen
Foi a primeira mulher a dirigir filmes na China. Era também atriz e escritora. Seu filme mais conhecido, produzido em 1925, causou sensação ao descobrirem que quem o havia dirigido havia sido uma mulher.

Diana Karenne
Foi uma das grandes estrelas do cinema italiano e europeu. Foi uma figura bastante complexa: era intelectual, atriz, diretora, escritora, roteirista e produtora. Lutou contra o estereótipo da atriz glamourosa e fazia questão de mostrar-se por sua inteligência. Lutava constantemente contra a censura no cinema.

Mimí Derba
Foi a primeira mulher a dirigir filmes no México, além de ter sido a primeira a fundar um estúdio de cinema. Além de dirigir, era também atriz e roteirista. É considerada uma das maiores divas do teatro de revistas mexicanas.

Zora Neale Hurston
É conhecida mais por seu trabalho como escritora, porém chegou a dirigir alguns filmes. Seus trabalhos (tanto os filmes, quanto os livros) centravam-se na cultura negra e a sua luta pela sobrevivência na sociedade. Seu trabalho chegou a cair em completo ostracismo, mas na década de 70 tanto Zora, quanto seu trabalho, foram redescobertos.

Natacha Rambova
Hoje, é mais conhecida por ter sido esposa de Rudolph Valentino, mas foi muito mais que isso. Foi uma das grandes figurinistas no período do cinema mudo. Seu trabalho serviu de inspiração para Adrian, famoso figurinista da década de 30 e para Cecil Beaton, fotógrafo e figurinista. Grande parte de seu trabalho foi com a atriz Alla Nazimova. Chegou a produzir e a escrever roteiros para filmes.

Lottie Lyell
É considerada a primeira estrela do cinema australiano. Além de atriz, era diretora, roteirista e editora.

Gabriela von Bussenius
Foi a primeira mulher a dirigir um filme no Chile. Curiosamente, largou os filmes e se tornou diretora de revistas de cinema. Chegou a escrever e a dirigir peças de teatro posteriormente.

Bianca Virginia Camagni
Foi uma das primeiras diretoras do cinema mudo italiano. Seus filmes eram bastante elogiados e Bianca era vista como uma diretora de porte, destacando-se sua inteligência, sua vivacidade e agilidade.

Esther Eng
Foi a primeira mulher a dirigir filmes em chinês nos Estados Unidos. Fez quatro filmes nos Estados Unidos e cinco em Hong Kong. Chegou a ter uma rede de restaurantes.

Francesca Bertini
Foi uma das maiores atrizes dos filmes italianos, além de ter sido uma das primeiras Divas do cinema mudo italiano. Trabalhou em mais de 90 filmes. Foi a primeira atriz bem-paga do cinema. 

Carmen Santos
Foi uma das primeiras mulheres a dirigir filmes no Brasil. Produziu a maioria dos filmes em que trabalhou como atriz. 

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem