FOTÓGRAFAS - HILDEGARD ROSENTHAL

Hildegard Rosenthal é um importante nome na história da fotografia brasileira. Ela foi a primeira mulher a se tornar fotojornalista, causando uma revolução no meio composto apenas por homens. Ela também esteve entre os fotógrafos que migraram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Nascida na Suíça, vive até a adolescência na Alemanha, onde estuda pedagogia. 

Após um tempo em Paris, ela retorna para a Alemanha, onde começa a estudar Fotografia com  Paul Wolff, um dos maiores especialistas da área. Em 1937, com a ascensão do regime nazista, ela migra para o Brasil e firma moradia em São Paulo. Em 1938, começa a trabalhar como orientadora de laboratório em uma loja de materiais fotográficos. Meses depois é contratada como fotojornalista pela agência Press e realiza diversas fotos para reportagens nacionais e internacionais. 

Sua obra se destaca pelas fotos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro durante as décadas de 30 e 40. Encerrou sua carreira como fotojornalista em 1949. A partir de então passou a fotografar como hobbie e seu tema favorito eram crianças. Em 1959, assume após a morte do marido, o controle da empresa familiar. A partir da década de 70, sua obra passou a ser valorizada e conhecida graças a diversas exposições do seu trabalho.





















Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem