HANDSCHIEGL E O PROCESSO DE COR EM FILMES MUDOS

No cinema mudo já haviam testes e processos em busca de cores aos negativos em preto e branco. Surgiram os filmes tintados que usavam diversas cores para representarem o dia, noite, sentimentos como raiva, tristeza, entre outros. Em 1916 surgiu o Handschiegl, um processo mais interessante e que hoje é bastante esquecido. O Handschiegl era um processo de colorização que tinha como função, trazer cores a determinadas partes dos negativos e não ao negativo inteiro como eram os processos de tintura e pintura à mão, sendo esse último popularizado por Méliès. O Handschiegl foi inventado para a produção de "Joana D'Arc" (Joan the Woman), dirigido por DeMille. 
O processo leva o sobrenome de seu criador, Max Handschiegl que em conjunto com Alvin W. Wyckoff  e assistência de Loren Taylor, desenvolveram e aprimoraram a técnica. Os três eram técnicos de estúdio. Posteriormente foi patenteado como o processo "DeMille-Wyckoff". Se tornou conhecido como Processo Handschiegl, quando Wyckoff e Handschiegl deixaram o estúdio Famous Players-Lasky, que havia produzido "Joana D'Arc" e que mais tarde se tornaria a Paramount.
O processo consistia em fazer uma impressão em preto e branco para cada camada de cor utilizada. Usava-se uma tinta opaca, criando uma barreira nas partes onde seriam aplicadas as cores. Após a colorização, era criado um novo negativo com as cores aplicadas e ele exposto em um aparelho que endurecia a mistura que dava cor ao negativo. Geralmente se aplicavam apenas três cores ao negativo. 
Alguns filmes que utilizaram a técnica em algumas de suas cenas: "Asas" (Wings) (sendo esse o último a usar o processo de cores com esse nome), "O Fantasma da Ópera" (The Phantom of the Opera) (1925), "Lírio Partido" (Broken Blossoms), "Ouro e Maldição" (Greed), "Os Dez Mandamentos" (The Ten Commandments), "The Big Parade", entre outros. Os filmes "Intolerância" (Intolerance) e "O Nascimento de Uma Nação" (The Birth of a Nation), passaram pelo processo em novas cópias dos negativos feitas a partir de 1917.

Amostras de negativos retiradas do site filmcolors.org/
1. Joan the Woman / 2. The Fire Brigade / 3. Forbidden Fruit / 4. Greed / 5.The Affairs of Anatol

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem