FOTÓGRAFAS - AGNÈS VARDA

Agnès Varda é conhecida mais por sua carreira bem sucedida no cinema, dirigindo filmes como "Cléo das 5 às 7" (Cléo de 5 à 7), "As Duas Faces da Felicidade" (Le Bonheur), "Sem Teto, Nem Lei" (Sans toit ni loi), entre outros. Além de diretora, Varda era também uma talentosa fotógrafa e seu olhar fotográfico pode ser visto também em suas obras cinematográficas. Varda estudou fotografia na École de Vaugirard e tornou-se fotógrafa no Teatro Popular Nacional de Jean Vilar, seu amigo, de 1951 a 1961. 

Seus primeiros trabalhos como fotógrafa, foram fotografias de casamentos e famílias. Chegou a ser fotógrafa do Festival de Teatro de Avignon. Graças à Fotografia, Varda se interessou em dirigir filmes. "La Point Courte" seria o primeiro de muitos filmes dirigidos por ela e que transmitiriam ao público o seu olhar sobre as coisas. Sua primeira exposição de fotos, ocorreu no pátio de sua casa, para seus amigos. Muitas de suas fotos foram tiradas nos bastidores dos seus filmes e durante viagens. 

Na década de 60, viajou para Cuba e tirou diversas fotos que mostravam o cotidiano do povo cubano. Uma de suas fotografias mais famosas, foi feita em 1956, em Portugal. Na foto, uma mulher caminha descalça pela calçada e ao fundo um pôster rasgado com a foto de Sophia Loren. Essa foto, foi escolhida em 1991, para ser capa de um livro de fotografias sobre mulheres que viviam em países mediterrâneos. 






















Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem