LISTA COM FILMES MUDOS PERDIDOS

Preservação do cinema mudo é um dos meus assuntos favoritos: já escrevi sobre como os filmes mudos foram preservados durante os anos e escrevi também sobre filmes mudos que já foram considerados perdidos. Sempre fiquei relutante em fazer posts sobre filmes perdidos, pois é um assunto bem discutido em alguns blogs e sites de cinema especializado. Minha amiga Carla Marinho por exemplo, dedicou uma série de posts sobre o assunto em seu site Cinema Clássico, o maior site brasileiro sobre filmes clássicos. Como eu amo esse assunto, decidi abordar o assunto de uma forma diferente: estou trazendo uma lista com 15 filmes perdidos, mas decidi trazer alguns filmes bem obscuros, mas interessantes, para dar uma diferenciada no assunto. Caso vocês gostem, o post pode virar uma série.

Remodeling Her Husband (1920)
Esse é o único filme dirigido por Lillian Gish. Estrelado por sua irmã Dorothy Gish e por James Rennie, marido de Dorothy na época. Contou com um grande número de mulheres em sua produção.

Anna Karenina (1915)
Primeira adaptação americana da obra de Leo Tolstoy. Provavelmente, tornou-se perdida no incêndio da Fox em 1937.

Madame Sans-Gêne (1925)
Um dos filmes perdidos mais famosos de Gloria Swanson. Foi produzido pela Paramount e filmado em Paris. Hoje, existe apenas um trailer. Foi perdido acidentalmente na produção de um outro filme. Havia um filme sendo produzido e seria filmada uma cena com barris pegando fogo. Acidentalmente colocaram fogo em um barril com negativos de filme dentro. Esse filme estava neste barril. Por anos, pensou-se que "Queen Kelly" era um dos filmes que haviam sido perdidos nesse acidente, mas a própria Swanson afirmou em uma entrevista que "Madame Sans-Gêne" era um dos filmes.

The Actress (1928)
Estrelado por Norma Shearer, antes de se tornar a rainha da MGM, foi perdido durante o incêndio no cofre do estúdio em 1965. Baseado em uma peça, é uma refilmagem do filme britânico "Trelawney of the Wells" de 1916. Esta primeira versão aparentemente sobrevive.

The Wages of Sin (1929)
Dirigido por Oscar Micheaux, possuía o elenco composto apenas por atores negros. 

Three Sinners (1928)
Trazia Pola Negri em um papel de "Vamp". Também estrelado por Warner Baxter, um dos atores mais populares da época.

A Ilha do Tesouro (Treasure Island) (1920)
Baseado no famoso livro, foi dirigido por Maurice Tourneur e trazia Lon Chaney vivendo dois personagens. Trouxe também Charles Ogle, que interpretou o monstro de Frankenstein na primeira versão filmada de "Frankenstein". Jim Hawkins, originalmente um menino no livro, foi interpretado aqui por Shirley Mason.

 Il mostro di Frankenstein (1920)
Terceira adaptação do romance de Mary Shelley. É considerado o primeiro filme de terror e ficção científica italiano. Sofreu diversos cortes antes de sua estreia. Segundo pesquisadores, o corte final contava com apenas 39 minutos. 

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) (1920)
Primeira adaptação do livro de Emily Bronte. De acordo com pesquisadores, seguiu fielmente o livro, a ponto de ter cerca de três atores interpretando Heathcliff, conforme ele ia envelhecendo. Foi produzido no Reino Unido.

The New York Peacock (1917)
Estrelado por Valeska Suratt, conhecida por ter todos os seus filmes perdidos, esse filme é um de seus maiores êxitos. No filme, ela interpreta uma Vamp e um de seus mais famosos looks é um chapéu com penas de pavão e um vestido que imita uma teia de aranha. O look tornou-se tão popular, que posteriormente foi associado às Vamps.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem