ATRIZES ESQUECIDAS - PRISCILLA DEAN

Priscilla Dean, foi uma das atrizes mais populares do cinema mudo. Chegou a atuar em cerca de 90 filmes. Sua parceria com Tod Browning e Lon Chaney, foi um dos ápices de sua carreira. Ela foi uma das vítimas da transição do cinema mudo para o falado. Afastou-se dos filmes e acabou injustamente esquecida no decorrer dos anos. 

Priscilla fez sua estreia no cinema aos 14 anos em uma série de curtas que fizeram bastante sucesso. Em 1911, seria contratada pela Universal. Em 1917, ao estrelar um seriado dividido em 16 episódios chamado "The Gray Ghost", ela alcançaria o estrelato. Tornou-se uma das estrelas mais populares do estúdio. No mesmo ano, chegou a trabalhar duas vezes com Lois Weber, uma das diretoras mais importantes do estúdio na época.

Em 1918, protagoniza "Which Woman?", o primeiro de uma série de filmes sob direção de Tod Browning. "The Wicked Darling" de 1919, novamente sob direção de Browning, seria um de seus maiores sucessos. O filme marca também o início da parceria do diretor com Lon Chaney. Esse filme foi considerado perdido por décadas, até ser encontrado em algum lugar da Europa, na década de 90. Em "Outside the Law", de 1920, ela novamente se junta a Chaney, que interpreta dois distintos papéis e a Browning que dirige o filme. Esse filme também foi considerado perdido por décadas, até ser encontrada uma cópia em 1975. Em 1930, Browning e Chaney se reuniriam para um remake homônimo, sem Priscilla no elenco. 

"White Tiger" de 1923, marcaria o fim da parceria entre Priscilla e Tod Browning. Entre 1924 e 1925, ela diminuiu o ritmo de filmes, voltado a estrelar uma quantidade maior de filmes em 1926. "All fot Nothing", um curta de 1928, foi seu último projeto no cinema mudo. Com a transição do cinema mudo para o falado, Priscilla foi uma das grandes vítimas do advento dos filmes sonoros. Sua popularidade diminuiu drasticamente. Seu contrato com a Universal foi rompido e após fazer filmes de baixo orçamento em estúdios pequenos, abandonou o cinema em 1932. Ela faleceu em 27 de dezembro de 1987, aos 91 anos, três meses após sofrer um acidente doméstico.








Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem