HAGSPLOITATION E A EXPLORAÇÃO DAS ATRIZES QUE ENVELHECERAM

Hollywood nunca foi generosa com as atrizes. Na juventude, elas eram obrigadas a estarem sempre maquiadas, bem-vestidas e glamorosas. Quando essas atrizes envelheciam, elas eram descartadas e substituídas por atrizes mais jovens. Sempre foi assim até o surgimento do filme "O que terá Acontecido à Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?) em 1962, que trouxe Bette Davis e Joan Crawford já envelhecidas, como protagonistas de um filme que foi produzido para ridicularizá-las, porém o filme fez um enorme sucesso e o subgênero Hagsploitation nasceria e traria uma contraditória sobrevida às carreiras das atrizes que envelheceram.

Hagsploitation traduzido literalmente, significa "exploração de bruxa". Eram filmes que abordavam histórias de mulheres envelhecidas e decadentes que por algum trauma do passado, enlouqueciam e ficavam presas a esses acontecimentos. Havia também filmes que colocavam essas mulheres envelhecidas em situações de perigo, que despertavam seu pânico ou sua loucura interna. "Crepúsculo dos Deuses", produzido em 1950, é um filme que flerta com esse subgênero, pois traz como protagonista, uma estrela do cinema mudo envelhecida, decadente e louca.

Antes de protagonizar "O que terá Acontecido à Baby Jane?" e "A Malvada", filmes que deram um novo fôlego para sua carreira, Bette Davis chegou a publicar um anúncio em um jornal, pedindo emprego, tal atitude denunciava explicitamente o descaso dos estúdios com atrizes que envelheciam. "O que terá Acontecido à Baby Jane?" foi produzido no intuito de reunir, explorar e ridicularizar Bette Davis e Joan Crawford, que eram grandes rivais. O filme conta a história de Jane Hudson (Bette Davis), uma ex-estrela infantil que deseja voltar aos holofotes. Jane cuida de sua irmã Blanche (Joan Crawford) que está presa a uma cadeira de rodas, após um acidente que ela acredita ter sido causado por Jane. As duas irmãs vivem uma relação doentia em uma casa claustrofóbica.

O filme foi um grande sucesso e rendeu 5 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Atriz para Bette Davis. O filme ganhou na categoria de Melhor Figurino - Preto e Branco. Após o grande sucesso de "O que terá Acontecido à Baby Jane?", os estúdios de Hollywood voltaram seus olhos para as atrizes mais velhas e enxergaram nelas uma nova forma de ganhar dinheiro. Foi então que o subgênero Hagsploitation nasceu. 

Bette Davis e Joan Crawford, seriam algumas das atrizes que estrelariam diversos filmes desse subgênero. Bette Davis estrelou os filmes "Alguém Morreu em Meu Lugar" (Dead Ringer), "Nas Garras do Ódio" (The Nanny), "Com a Maldade na Alma" (Hush... Hush, Sweet Charlotte), enquanto Joan Crawford estrelou os filmes "Almas Mortas" (Strait-Jacket), "Eu vi que foi Você" (I Saw What You Did), "Espetáculo de Sangue" (Berserk!), entre outros. Muitas atrizes aceitavam participar desses filmes por falta de dinheiro ou por falta de convites para papéis melhores.

O Hagsploitation continuou popular durante toda a década de 60, até o final da década de 70, produzindo pérolas como "Mansão dos Desaparecidos" (What Ever Happened to Aunt Alice?), "Obsessão Sinistra" (What's the Matter With Helen?), "Quando Descem as Trevas" (The Night Walker), "A Dama Enjaulada" (Lady in a Cage), entre outros. Até a Hammer investiu timidamente nesse subgênero com os filmes "Fanatismo Macabro" (Fanatic ou Die! Die! My Darling!) e "A Face do Demônio" (The Witches). 

Na década de 80, o Hagsploitation entrou em declínio, com poucos filmes dessa temática sendo produzidos, pois nessa época boa parte das atrizes passaram a ter papéis melhores e de destaque nos filmes. Em 1982, Katharine Hepburn com mais de 70 anos, recebia seu quarto e último Oscar por "Num Lago Dourado" (On Golden Pond). Em 1986, foi a vez de Geraldine Page, aos 62 anos receber o prêmio por "O Regresso a Bountiful" (The Trip to Bountiful). Quando Jessica Tandy tornou-se a atriz com mais idade a receber um Oscar por "Conduzindo Miss Daisy" (Driving Miss Daisy) em 1989, além de um BAFTA e e um Globo de Ouro, foi provado que as atrizes que envelheciam finalmente haviam conquistado o respeito que mereciam na indústria do cinema. 

2 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Nossa homenagem às atrizes que abriram caminho, conquistaram reconhecimento e mudaram a política de Hollywood. Grata pelo histórico e caracterização deste subgênero do cinema. Este artigo colabora para manter a memória viva destes tempos. Grata!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem