LISTA COM FILMES MUDOS NÃO-AMERICANOS

 

Quando pensamos em cinema mudo, na maioria das vezes os filmes que vêm em nossa mente são os americanos, mas diversos países produziram filmes durante o período silencioso, filmes bons, porém esquecidos. O intuito dessa lista não é mencionar todos os filmes, mas sim resgatar filmes injustamente obscuros ou que mereçam mais reconhecimento, inclusive filmes mudos brasileiros. Caso essa lista faça sucesso por aqui, posso garantir para vocês uma continuação. Filmes mudos bons produzidos fora dos EUA é o que não faltam.

Ganga Bruta - 1933 - Brasil
Na noite de núpcias, um homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Absolvido, vai para uma pequena cidade, contratado para prestar serviços de construção e acaba apaixonando-se por uma jovem inocente. Conta com cenas sonorizadas. 

Rapsódia Satânica - 1917 - Itália
Um conto faustiano sobre uma velha que faz um pacto com Mephisto para recuperar sua juventude, em troca ela deve ficar longe do amor. Após o acordo ela conhece dois irmãos que se apaixonam por ela.

Aelita, a Rainha de Marte (Аэлита) - 1924 - União Soviética
Nos tempos da Revolução Soviética um engenheiro de Moscou constrói uma nave espacial e vai a Marte, planeta controlado pela Rainha Aelita. Primeiro filme de Ficção-Científica da União Soviética.

Os Vampiros (Les Vampires) - 1915 - França
Les Vampires é um seriado francês da época do cinema mudo, que foi veiculado nos cinemas entre 1915 e 1916. Guérande (Edouard Mathé) é um jornalista que está investigando uma misteriosa sociedade de bandidos anarquistas que se autodenominam Os Vampiros. Guérande luta para aprender a extensão total de suas atividades ilegais e descobrir a verdadeira identidade dos líderes Grande Vampiro (Jean Aymé) e Irma Vep (Juliet Musidora).

A Rosa do Adro - 1919 - Portugal
Conta o amor proibido entre Rosa, uma bela moça, e Fernando, um jovem volúvel que estudou medicina no Porto, passando férias na vila.

A Vida Sexual dos Prisioneiros (Geschlecht in Fesseln – Die Sexualnot der Strafgefangenen) - 1928 - Alemanha
Jovem é acusaso de homicídio culposo e condenado à prisão, onde acaba formando uma estreita relação com seu companheiro de cela. Após a libertação, sua esposa se dá conta que a prisão mudou o homem com quem ela havia casado.

A Aldeia do Pecado / Mulheres de Ryazan (Бабы рязанские) - 1927 - União Soviética
A órfã Anna vive com sua tia no distrito de Ryazan vivendo uma vida comum de cidadãs do interior da Rússia. Porem sua vida é marcada por assistir o homem a qual é apaixonada ir para a guerra e lidar com o assédio do seu sogro.

Sangue Mineiro - 1929 - Brasil
Depois que perdeu seu pai, a jovem Carmem vivia sob a proteção de seu tutor, o capitalista Juliano Sampaio. Ambos viviam felizes no solar da província. Juliano tinha uma filha, Neuza, que estudava num colégio da capital. Numa noite de São João, Carmem, apaixonada por Roberto, amigo da família, vê seu amado oferecer os mesmos afagos que lhe dava à Neuza. Em pânico e desesperada, Carmem corre pelos campos, com a única vontade de se matar. Dois primos amigos, Cristóvão e Max, salvam-na de se afogar. Carmem desperta a paixão e a discórdia entre os primos, guardando diferentes sentimentos em relação a cada um deles.

2 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Incrível! Jamais eu teria lido nada a respeito desses filmes, senão através desse teu blog maravilhoso! =)

    Adorei o novo layout!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem