Dita Parlo, nascida Grethe Gerda Kornstädt em 4 de setembro de 1908, foi uma atriz de cinema alemã. Ela nasceu em Stettin, Pomerânia, que na época fazia parte do Império Alemão. Existem diferentes registros sobre seu nome de nascimento e ano de nascimento, sendo que alguns citam 1906 como alternativa. Parlo fez sua primeira aparição no filme "O Retorno" (Heimkehr) em 1928 e rapidamente se tornou uma atriz popular na Alemanha. Durante a década de 1930, ela trabalhou tanto em filmes alemães quanto franceses, tendo sucesso em várias produções, incluindo "O Atalante" (L'Atalante) em 1934 e "A Grande Ilusão" (La Grande Illusion), em 1937, que são considerados clássicos do cinema.
Apesar de tentar construir uma carreira em Hollywood, Parlo não conseguiu repetir seu sucesso europeu. Ela foi programada para participar do projeto de Orson Welles, baseado na obra Heart of Darkness de Joseph Conrad, mas o projeto foi cancelado. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi deportada para a Alemanha como inimiga estrangeira, mas retornou à França em 1949. Ela fez apenas dois filmes após a guerra, sendo sua última aparição nas telas em 1965.
Na vida pessoal, Dita Parlo se casou com o pastor protestante Franck Gueutal em 1949, e o casal ficou junto até a morte dela. Parlo faleceu em Paris no dia 12 de dezembro de 1971, embora alguns registros indiquem que a data pode ser 13 de dezembro. Ela foi enterrada no Cemitério Protestante de Montécheroux.
A influência de Dita Parlo se estendeu à cultura popular. O músico Steve Adey tem uma canção chamada "Dita Parlo" em seu álbum The Tower of Silence de 2012, que foi inspirada pelo filme "O Atalante". Madonna mencionou Parlo, dizendo que a achava fascinante; ela usou o nome Parlo para um personagem em seu livro Sex e no álbum Erotica, começando uma das músicas com "Meu nome é Dita, eu serei sua amante esta noite...". A artista de burlesco Dita Von Teese escolheu seu nome como uma homenagem a Parlo.
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!