CINEMATECA - O ESPORTE FAVORITO DOS HOMENS (MAN'S FAVORITE SPORT?)

"O Esporte Favorito dos Homens" (Man's Favorite Sport?) é um filme de 1964 do gênero comédia. Estrelado por Rock Hudson e Paula Prentiss. O filme foi dirigido e produzido por Howard Hawks e lançado pela Universal. O filme conta a história de Roger (Rock Hudson) considerado o melhor vendedor de uma loja de artigos de pesca, além de ter escrito um renomado livro de táticas para a pesca, porém jamais pescou. Sua vida vira do avesso, quando Abigail (Paula Prentiss) convence seu chefe a inscrevê-lo em um torneio de pesca. Além de nunca ter pescado, Roger tem nojo de pegar em peixes. Ao descobrir que Roger não sabe nada de pesca, Abigail recorre à "Easy" (Maria Perschy) e juntas em um curto prazo de três dias decidem ensiná-lo os artifícios da pesca. Gerando situações cômicas, típicas das famosas screwballs de Hawks.
A ideia inicial de Hawks era juntar novamente Katharine Hepburn e Cary Grant nos papéis principais, repetindo a parceria que tiveram com o diretor em "Levada da Breca" (Bringing Up Baby), porém Cary Grant não estava disponível e o diretor acabou abrindo mão de Katharine e decidiu escalar Rock Hudson e Paula Prentiss, para os papéis principais. No fim o filme acabou se tornando uma espécie de homenagem às grandes screwballs e até mesmo à "Levada da Breca", em uma das cenas uma situação de "Levada da Breca" é repetida nesse filme.
Depois de dois filmes seguidos com John Wayne (Hatari! e Rio Bravo), Hawks decidiu voltar às origens, dirigindo uma screwball, porém essa seria sua última comédia. Hawks dirigiria apenas mais três filmes após esse, sendo seus dois últimos filmes, faroestes estrelados por John Wayne novamente (El Dorado e Rio Lobo). Hawks lamentou o fato de não ter conseguido Cary Grant para o filme e acabou escalando Rock Hudson, por ser prata da casa na Universal e por causa dos sucessos em comédias românticas. Assim Cary Grant teve um substituto a altura.
O filme conta com duas horas e um minuto de duração, porém Hawks havia idealizado mais quarenta minutos, que foram cortados pela alta cúpula da Universal, que considerou o filme longo demais, para uma comédia. Hawks a partir daí comentaria que a Universal havia estragado seu filme removendo esses minutos que considerava essenciais para o desenvolvimento do filme. O filme foi lançado em  fevereiro de 1964 e foi a 24ª maior bilheteria daquele ano.

"O Esporte Favorito dos Homens" é um dos lançamentos desse mês da  Obras Primas do Cinema.
Clique na capa do produto e saiba mais informações e compre hoje mesmo:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem