CINEMATECA - DECISÃO AMARGA - RANSOM! (1956)

Em 1959, seria publicado um livro chamado "King's Ransom: And 87th Precinct Mystery", que consistia em uma história sobre o rapto de uma criança e a busca frenética de seu pai na esperança de resgatá-la com vida. A história do livro, foi baseada em um episódio da série "The United States Steel Hour", série que consistia em trazer episódios com histórias dramáticas. O episódio que inspirou Ed McBrain (também conhecido como Evan Hunter) a escrever o livro, foi ao ar durante o ano de 1954.
O episódio da série também inspirou a produção de um roteiro com história semelhante. A MGM produziu em 1956, "Decisão Amarga" (Ramsom!). O roteiro foi escrito por Cyril Hume e Richard Maibaum, contando com Glenn Ford e Donna Reed nos papéis principais. O filme marca também a estreia nas telas de Leslie Nielsen.
Andy Stannard (Bobby Clark), filho de Dave (Ford) e Edith (Reed) é sequestrado. O sequestrador entra em contato com Dave e exige uma quantia de 500 mil dólares para o resgate. Dave então começa uma luta incansável para reunir o dinheiro. Ao reunir o dinheiro, Dave acaba recendo a notícia de que mesmo que pague o resgate, não há garantia de que Andy esteja vivo. Desesperado, Dave então decide usar o dinheiro como recompensa para capturar o sequestrador, vivo ou morto.
Em 1963, o livro de McBrain, foi adaptado em uma versão japonesa, sendo dirigida por Akira Kurosawa, com roteiro de Eijirô Hisaita e com participação do próprio McBrain. O filme levou o título de "Tengoku to Jigoku" (Céu e Inferno), além do drama relatado no livro, houve também uma análise sobre os contrastes entre burguesia e miséria. O filme chegou a ser indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, no mesmo ano.
Em 1996, exatos 40 anos após a produção de "Decisão Amarga", foi feita uma regravação chamada "O Preço de um Resgate" (Ransom). A produção contou novamente com Hume e Maibaum no desenvolvimento do roteiro. Essa versão foi protagonizada por Mel Gibson e Rene Russo. Essa versão foi uma das maiores bilheterias do ano, ficando na quinta posição dos filmes com maiores arrecadações de 1996.

"Decisão Amarga", foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem