RESENHA - AS PIONEIRAS DO CINEMA - OBRAS-PRIMAS DO CINEMA

Sinopse
Obras-Primas do Cinema orgulhosamente apresenta: AS PIONEIRAS DO CINEMA. Coleção que resgata os primórdios do cinema, sob a visão de ótica feminina.
Nos primórdios do cinema, as mulheres eram as cineastas mais inovadoras e celebradas na América. Elas produziam, dirigiam, editavam, eram donas de estúdios. Alice Guy-Blaché ajudou a estabelecer o básico da linguagem cinematográfica. É reverenciada como a primeira diretora e roteirista de filmes de ficção e vista como uma grande visionária do cinema.  Lois Weber, considerada a diretora feminina mais importante da indústria cinematográfica americana, abordou assuntos explosivos, como controle da natalidade, aborto e prostituição. Enquanto outras corajosamente continuavam seu desenvolvimento: A rainha da comédia “pastelão”, Mabel Normand (que ensinou a Chaplin a arte de dirigir), a romancista, Zora Neale Hurston, a primeira “camerawoman” do noticiário, Angela Murray Gibson, e o ícone LGBT, Alla Nazimova.
Esse capitulo crucial da história no cinema ganha vida através da apresentação de uma grande variedade de filmes que revolucionaram o cinema, cuidadosamente selecionados, meticulosamente restaurados. São mais de 40 filmes dirigidos e escritos por mulheres cineastas. Edição limitada em Digistak com 3 DVD’s, 6 card’s especiais e mais de 1 hora de extras!

Comentários Extras
Mais um grande lançamento da Obras-Primas do Cinema, primeira distribuidora do Brasil a investir em caixas temáticas com diretoras. "As Pioneiras do Cinema", é uma espécie de "compilação" de algumas obras das primeiras diretoras da história do cinema. A caixa traz obras de diretoras como Alice Guy-Blaché (considerada a "mãe" do cinema), Lois Weber, Mabel Normand, Ida May Parker, entre outras. A diretora mais celebrada é Guy-Blaché, com diversas obras suas. Algumas em ótima qualidade de imagem e som e outras nem tanto, devido à idade e estado de conservação dos negativos, além do fator de não terem sidos remasterizados em uma qualidade superior. A conservação dos negativos é um ponto bastante evidente nessa caixa: muitas obras apresentam deterioração dos negativos, mostrando como o cinema mudo e principalmente as obras dirigidas por mulheres, eram tratados com negligência no decorrer dos anos. Nos extras há uma introdução sobre o projeto, além de especiais sobre Guy-Blaché, Weber e Mabel Normand. O menu traz um breve resumo de cada cineasta. Pra quem ama cinema mudo, essa caixa é um item mais que bem-vindo à coleção. E parabéns para a distribuidora por resgatar esses nomes injustiçados dos primórdios do cinema.

Informações Extras
Formato de Tela: 1.33:1 
Áudio: INGLÊS (MUDO)
Legendas:  PORTUGUÊS
Extras: 
* O FIM DE UMA ERA (10 MIN)
* INTRODUÇÃO: AS PIONEIRAS DO CINEMA (17 MIN)
* DOC. SOBRE ALICE GUY-BLACHÉ (8 MIN)
* DOC. SOBRE LOIS WEBER (8 MIN)
* DOC. SOBRE MABEL NORMAND (7 MIN)
* COMENTÁRIO SOCIAL (12 MIN)



 Fotos da edição





Amostra de menus e cenas
(clique para ampliar)

























































"As Pioneiras do Cinema", já está disponível para compra no site oficial da empresa, Colecione Clássicos. Clique na capa para comprar ou para maiores informações. Os lançamentos da Obras-Primas do Cinema, você também encontra nas lojas: Amazon e Vídeo Pérola.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem