DESFILE DE PÁSCOA - O ÚNICO ENCONTRO ENTRE FRED ASTAIRE E JUDY GARLAND NAS TELAS

Dirigido por Charles Walters, "Desfile de Páscoa" (Easter Parade), marca o único encontro entre Fred Astaire e Judy Garland em um filme, ambos se consagraram no gênero musical e tal encontro aconteceu por puro acaso: Gene Kelly havia sido a primeira opção para o papel, mas após sofrer um acidente, acabou sendo substituído por Fred Astaire que até então havia se afastado dos filmes por um período.

O filme se passa no ano de 1912, Don Hewes (Fred Astaire) é um consagrado e famoso dançarino, que mantêm uma parceria profissional e amorosa com Nadine (Ann Miller). A parceria desanda quando Nadine cansada de ser uma sombra no sucesso da dupla, decide assinar um contrato onde se tornaria a protagonista de um espetáculo. Ao ser abandonado por Nadine, Don decide então vingar-se da ex-parceira colocando uma outra mulher em seu lugar, treinando-a e ensinando-a a dançar, para provar para a ex-parceira que ela é substituível.

A escolhida é Hannah Brown (Juddy Garland), dançarina e cantora de um bar, que abandona seu emprego para ser treinada por Don. O início da parceria não é nada fácil, pois Hannah não possui tanta experiência, mas conforme a dupla passa a conviver, ela acaba apaixonando-se por ele, mas sem ter a certeza de que é correspondida. Don tenta a todo custo transformar Hannah em uma cópia de Nadine, mas ao perceber que isso é um erro, decide deixar a atual parceira ter sua própria personalidade e a partir de então eles atingem o sucesso.

Ao atingirem o sucesso, novos conflitos surgem: Hannah conhece Nadine e descobre todo o passado entre Don e ela. A partir de então, além de ter dúvidas se é correspondida por Don, Hannah tem que lidar com o passado que envolve Nadine, que faz questão de atrapalhar a parceria atual do seu ex.

O filme marca também a estreia de Ann Miller na MGM, ela havia começado sua carreira anos antes, mas seria a partir deste filme que ela tornaria-se uma das grandes estrelas dos musicais do estúdio. "Desfile de Páscoa" tornou-se um dos grandes sucessos de 1948, tornando-se o segundo musical com maior bilheteria da década de 40, atrás apenas de "Agora Seremos Felizes" (Meet Me in St. Louis).

Este seria o segundo longa com direção de Charles Walters, diretor de filmes como "Alta Sociedade" (High Society), "Lili", "Casa, Comida e Carinho" (Summer Stock), "Tudo Azul" (1947) (Good News), "Ciúme, "Sinal de Amor" (The Barkleys of Broadway), último filme de Fred Astaire e Ginger Rogers, entre outros. Embora tenha dirigido estes filmes de sucesso e estrelas como: Fred Astaire, Judy Garland, Gene Kelly, Debbie Reynolds, hoje seu nome não é tão popular como diretor de musicais, embora ele tenha se especializado em dirigir filmes do gênero.

Uma curiosidade interessante está na parte do roteiro: um dos responsáveis pela adaptação do filme é Sidney Sheldon, que tornaria-se um consagrado autor de livros posteriormente. As canções foram compostas por Irving Berlin, considerado um dos maiores compositores da história.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem