CINEMATECA - SUBLIME OBSESSÃO (1935)


Realizada em 1935, com direção de  John M. Stahl e estrelada por Irene Dunne e Robert Taylor, essa versão de "Sublime Obsessão" (Magnificent Obsession), acabou sendo injustamente eclipsada pelo remake feito posteriormente por Douglas Sirk. Muitos nem sabem que houve uma versão anterior. O limbo que encontra-se essa versão é injusto, pois ela possui suas qualidades, mas não devemos compará-la quadro a quadro com a versão de Douglas Sirk, pois seria mais uma imensa injustiça. 


Bobby Merrick (Robert Taylor) é um inconsequente playboy endinheirado. Seu destino cruza-se com o do generoso Dr. Hudson, um homem muito bondoso e amado por todos que o conhecem. Bobby sofre um acidente causado por sua imprudência, enquanto o Dr. Hudson sofre um ataque cardíaco, ambos precisam de um aparelho ressuscitador, porém quem o obtém é Bobby e por causa disso, o Dr. Hudson acaba falecendo.


Bobby é levado ao hospital administrado pelo Dr. Hudson e sofre com a hostilização da equipe liderada pelo médico. Helen (Irene Dunne) e Joyce (Betty Furness), segunda esposa e filha do médico, recebem a notícia de sua morte. Após um período, Bobby em mais um ato inconsequente, decide fugir do hospital e encontra-se com Helen, sem saber quem ela é. Logo após esse encontro, Bobby retorna para o hospital e reencontra Helen novamente, mas desta vez a identidade de ambos é revelada. Helen passa a evitar Bobby, mas ele insiste em revê-la, por ter se apaixonado por ela e para pedir seu perdão.


Em uma dessas tentativas de encontro, uma tragédia acaba acontecendo: Helen é atropelada por um carro e acaba perdendo a visão. Bobby então, sente-se culpado por essa tragédia e decide aproximar-se de Helen, mas sem revelar sua identidade. Ele passa então a fazer boas-ações para ela. Ele também descobre a importância da empatia e em como ajudar o próximo e a partir de então ele inicia uma jornada em busca de redenção. A história do filme foi baseada em um livro homônimo publicado em 1929, escrito por Lloyd C. Douglas. Além da versão produzida em 1954 por Douglas Sirk, houve também um drama televisivo chamado "Diário Secreto do Dr. Hudson" (Dr. Hudson's Secret Journal) produzido entre 1955 a 1957, com cerca de 78 episódios. 

2 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Vi o remake de 1954 e gostei muito. Será que esta versão de 1935 já foi lançado em Dvd aqui no Brasil? Gostaria muito de assistir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Foi lançada uma edição com o Remake e com o original, a edição possui dois discos e ainda tem no mercado.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem